Wiliam Saura vence na abertura do Pé de Chumbo

Wiliam Saura ganhou a segunda bateria e foi campeão da etapa

A etapa de abertura da Copa Tatu Shopping Frutas de Kart Pé de Chumbo, sábado (11), no San Marino, em Paulínia, teve vitória de Wiliam Saura, que disputa o campeonato há cinco anos e pela primeira vez foi ao topo do pódio no geral. O piloto #53 totalizou 55 pontos – chegou em terceiro lugar na primeira bateria e ganhou a segunda -, 2 a mais que o tricampeão Théo Pioli Trevisani, que foi o segundo colocado.

“Procurei andar forte, mas sem correr riscos”, definiu Wiliam sobre suas virtudes na largada do PD´Chumbo. Dos 22 pilotos que compõem o grid, 20 foram à pista do Kartódromo San Marino – os únicos ausentes, por questões de ordem pessoal, foram Marcelo Contatto e Ivan Dantas. “Foi muito bom, melhor do que eu imaginava”, afirmou o presidente Marcelo Marusso. A segunda etapa será realizada em 18 de março, novamente em Paulínia.

CORRRIDAS

Mais rápido na tomada de tempos, o bicampeão Rafael Contatto garantiu a pole position para a corrida que abriu a programação da Copa Tatu Shopping Frutas de Kart. E o piloto #19, mesmo pressionado por Dênis Barbosa e Théo Trevisani, dominou a prova e manteve-se à frente até a metade da 17ª volta.

Quando os ponteiros se encontraram com o retardatário Gustavo de La Rue numa das curvas no meio do circuito, Rafael foi superado por Théo e, ao tentar recuperar a posição, colidiu na traseira do kart #06 e ficou fora da prova.

Théo, então, segurou a ponta e fechou as 20 voltas em 14m26s701, vantagem de apenas 0s228 para Dênis. Wiliam cruzou logo na sequência, em terceiro, com a marca de 14m28s443.

Pela primeira vez na história do PD´Chumbo, dois pilotos fizeram a volta mais rápida com o mesmo tempo: Dênis e Wiliam cravaram 42s650. O ponto de bonificação, no entanto, ficou para o piloto #47, que registrou a marca na quinta passagem, enquanto o piloto #53 fez na sétima.

A segunda bateria consagrou Wiliam Saura, que, com a inversão de grid, largou na terceira fila, ganhou posições e recebeu a bandeira quadriculada da vitória com o tempo de 15m15s616, após 20 voltas.

Quem largou na pole foi Rafael Barberatto. Na terceira volta, Rafael Nascimento assumiu a dianteira e ali ficou até a 16ª, quando foi ultrapassado por Wiliam. Consistente, o piloto #53 cruzou a linha de chegada com o piloto #84 no vácuo: a diferença entre eles foi de somente 0s069. A melhor volta da bateria, que valeu o ponto de bonificação, foi de Rafael Contatto, com 42s687 na 14ª.

PÓDIOS

Na somatória das duas corridas, Wiliam Saura garantiu a vitória com 55 pontos, seguido na classificação geral por Théo Trevisani (53), Ederson Rodrigues (51), Rafael Nascimento (51) e Dênis Barbosa (50).

Por categoria, o pódio da Pro teve William, Théo, Ederson, Dênis e Givago Nunes (49). Já o top 5 da Light foi formado por Nascimento, Oswaldinho Nogueira (42), Rafael Barberatto (42), Mayckon Mota (39) e o estreante Márcio Nogueira (30).

DUPLAS

Além do Campeonato de Pilotos, a Copa Tatu Shopping Frutas de Kart 203 também tem a disputa em Duplas – são 11 parcerias que levam os nomes dos patrocinadores. Na etapa de abertura, semana passada, em Paulínia, a vitória ficou para Wiliam Saura e Mayckon Mota, que correm pelo Posto Palmas de Ouro e totalizaram 94 pontos – 55 do piloto #53, que foi o campeão da rodada, e 39 do piloto #38, que ficou na quarta posição da Light.

Wiliam e Mayckon fizeram 2 pontos a mais que Dênis Barbosa e Oswaldinho Nogueira, da equipe Newcoates – 50 do piloto #47, quarto na Pró, e 42 do piloto #24, segundo na Light.

Quem mais se aproximou dos ponteiros foi a dupla  formada por Théo Trevisani e Marcelo Rahal, do Tatu Shopping Frutas, com 83 pontos – 53 do piloto #27, segundo na Pró, e 30 do piloto #09, sétimo na Light

Texto: Zaramelo Jr.

Siga no Insta: @zaramelojr