Vitor Sega já se sente em casa nos Estados Unidos

“É um lugar que já me identifiquei e estou gostando muito”, diz Vitor

Bastaram alguns poucos dias em Atlanta para que o nadador americanense Vitor Ballan Sega já se sinta em casa nos Estados Unidos. Aos 18 anos – completa 19 no início de dezembro -, ele viajou semana passada para a capital do estado da Georgia, onde vai treinar e estudar na faculdade Georgia Tech.

Principal nome da natação masculina de Americana depois do olímpico Murilo Setin Sartori, Vitor busca evolução esportiva nos moldes americanos de treinamentos, que são considerados os mais eficientes do mundo.

Ele está numa fase de pré-adaptação à sua nova realidade de vida, tanto no esporte como nos estudos. No final do mês, o nadador volta a Americana para mais alguns dias ao lado da família e dos amigos. E, no início de agosto, retorna de maneira definitiva aos EUA.

 

Nesta semana, Vitor Sega falou com O JOGO via whatsapp. Confira os principais trechos.

O JOGO – Como está sendo sua adaptação por ai?

VITOR SEGA – Estou aqui faz uma semana e o pessoal está achando que vou ficar definitivamente até começar a temporada, mas volto ao Brasil no próximo dia 29 e retorno para cá em 10 de agosto, ai sim para ficar de vez. Estou bem feliz com o que escolhi, pessoal está me acolhendo de uma forma excepcional. Óbvio que tem que fazer uma adaptação porque tudo aqui é diferente do Brasil, a rotina, a alimentação, o treino. Um cara bastante importante pra mim aqui, que me acolheu bem, foi um dos técnicos, o Chico.

O JOGO – Quais são suas perspectivas passando a treinar nos Estados Unidos?

VITOR – A primeira vez em que estive aqui fiquei assustado com o que vi. A gente no Brasil não tem noção da estrutura deles. É tudo muito diferenciado. Minhas perspectivas são de sempre ser melhor, vejo um potencial aqui, porque daqui já saíram atletas olímpicos, campeão mundial e tudo mais. É muito bom para mim estar no meio dessa galera.

O JOGO – Você já definiu qual cursar vai fazer?

VITOR – No começo da temporada, os calouros não precisam escolher logo de cara o que querem fazer. Durante um período, a gente vai ter mais um geralzão mesmo, mas tem que saber a área em que vai querer estudar. Vou querer business (administração). Aqui tem a opção, se você não gostar, de trocar para outra área.

O JOGO – Já tem alguma competição prevista e como tem sido sua rotina?

VITOR – Não temos nenhuma competição ainda. Minha rotina aqui praticamente é acordar cedo, treinar, aí vou para a faculdade, volto para o almoço e depois de novo vou estudar. Por enquanto, não temos dobras (dois treinos no dia), mas quando começar a temporada, ai vai ter.

O JOGO – Você já observou alguma mudança no cotidiano do seu dia a dia?

VITOR – Então, como falei no começo, é muito diferente a rotina aqui comparada a que tinha no Brasil. Aqui você tem que se virar, fazer sua própria comida, alimentação diferente, mas pelo que já vivenciei, é um lugar que me identifiquei. Estou gostando muito.