O Programa Cooperar, iniciativa da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana com foco no fortalecimento do cooperativismo por meio do incentivo a doações de itens diversos, completou um ano em junho com o total de 2,3 toneladas de arrecadações. A quantidade é mais do que o dobro da meta prevista inicialmente para o período.
A ação resultou na arrecadação de quase 1 tonelada de medicamentos, 519 kg de alimentos, 104 kg de roupas, 57 kg de fraldas, 33 kg de tampinhas plásticas, 353 kg de tecido SMS para a produção de sacolas sustentáveis, entre outros.
E englobou ainda visitas a instituições, palestras, formação de voluntários e iniciativas de valorização ao meio ambiente, integrando ações sob as perspectivas econômica, social e ambiental, em alinhamento aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Governança trabalhados pela cooperativa de trabalho médico.
As doações do Cooperar contemplaram mais de 10 instituições com atuação nas cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, e também foram destinadas a São Sebastião, no litoral norte do Estado, durante a temporada de chuvas que devastaram a cidade, em fevereiro deste ano.
Houve ainda a realização de palestras com a temática pet e enriquecimento ambiental, que resultaram na arrecadação de cerca de 30 kg de doações de rações para cães e gatos, destinadas à ONG SOS Animais.
Com o sucesso da iniciativa, as doações ao Programa Cooperar passam a ser contínuas. Os interessados podem destinar suas doações na sede administrativa da Unimed nas três cidades. Mais informações estão disponíveis no site unimedsa.com.br/cooperar.