Simone Pontello será homenageada na Câmara

Thiago Brochi e a ex-jogadora Simone (F: Divulgação)

A ex-jogadora de basquete Simone Pontello será uma das 18 homenageadas com o prêmio “Mulheres Destaque do Ano”, da Câmara de Americana. A entrega da honraria era para ter acontecido em sessão solene no último dia 8, Dia Internacional da Mulher, mas foi cancelada em razão do agravamento da pandemia. Nova data será marcada pelos responsáveis pelo cerimonial do Poder Legislativo.

A indicação do nome de Simone Pontello ao prêmio foi do vereador Thiago Brochi. “Indicar a Simone foi uma honra muito grande. Sua trajetória no esporte, em Americana, em São Paulo e no Brasil, é de arrepiar, de encher de orgulho. Simplesmente campeã mundial e pan-americana. Temos uma americanense rica em conquistas no esporte e eu não poderia deixar de reconhecer tudo isso. Fiquei muito feliz que ela aceitou o convite e estou tão ansioso quanto ela para a entrega e para fazer essa justa homenagem”, disse o parlamentar ao O JOGO.

Nascida em Americana, a ex-pivô Simone tem 49 anos e deixou as quadras em 2007. Seu primeiro contato com o basquete foi quando tinha apenas 10 anos e era aluna da escola “Risoleta Lopes Aranha”, no bairro São Domingos. A partir dai, vestiu camisas de equipes importantes, como Jundiaí, Sorocaba, Santo André, São José do Rio Preto, Ourinhos, São Caetano do Sul, Guarulhos e Piracicaba.

“Ser reconhecida e homenageada em vida na minha cidade é algo muito especial. Muito mesmo”, afirmou a jogadora, que, além de títulos estaduais e nacionais, foi campeã do Mundial Interclubes por Sorocaba, em 1991, e do Sul-Americano de Clubes por Santo André, em 1999.

Pela seleção brasileira, Simone conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991, da Copa do Mundo da Austrália, em 1994, e do Sul-Americano de Santiago (1989), Bogotá (1991) e Cochabamba (1993). Fez parte também da seleção que pela primeira vez representou o Brasil numa Olímpiada, em Barcelona (1992).

HOMENAGEADAS

RENATA BELO DA SILVA

MARIA GIOVANA FORTUNATO

MARIA MARGARIDA DOS REIS

EUNICE PIMENTA

GIULIANA MEIRA BRANDÃO

GERMINA BIGOTO MELIM

SIMONE PONTELLO

PATRICIA SOARES AROUCA

ROSANA ALVES LUCHIARI

ROSA HELENA GIMENES

LEONOR PESSOTTO MARINS

ANA RUBIA DE ANDRADE

TÂNIA MARTINS DA COSTA

CAROLINI SOARES DA SILVA

CLÁUDIA SANTOS LEAL

SILVANA GIULIANI DE CAMARGO

LUCIANA GATO DA SILVA

* Dos 19 vereadores de Americana, apenas Otto Kinsui e Vagner Malheiros não fizeram indicação de nenhum nome para o prêmio.