Sega enaltece sucesso do Paulista no CC

Renato Sega, durante Paulista: “Deu trabalho, mas foi gratificante”

“Deu trabalho, mas foi gratificante.” A frase, ao melhor estilo de quem tem a sensação do dever cumprido, é do médico ortopedista Renato Sega, presidente da associação que faz a gestão da Natação Americana, e refere-se ao Campeonato Paulista Petiz de Inverno – 21º Troféu Oswaldo Lopes Fiore -, que aconteceu na piscina semiolímpica (25 metros) do Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha – Centro Cívico -, no Jardim da Colina, entre sexta-feira (1) e domingo (3). A competição movimentou em Americana aproximadamente 400 nadadores, entre 11 e 12 anos, de 38 clubes de 34 cidades.

“Foi um sucesso. A primeira vez que trouxemos algo desta magnitude para cá. Quando tivemos o aval da federação (FAP – Federação Aquática Paulista), confesso que deu frio na barriga, pois tínhamos que preparar toda estrutura física para receber as crianças. Conseguimos inovar, realizando a competição em Americana, que é uma cidade pequena, e num espaço antigo, como é o do Centro Cívico”, enalteceu Sega.

O presidente comentou que “claro que problemas apareceram, mas nada muito sério. As coisas pequenas resolvemos de forma pontual. Foi correria. O grupo de pais estava muito motivado e cada um ajudou como pode. Foi um desafio mesmo. E recebemos elogios de inúmeros clubes, que nos parabenizaram pela realização, pelo esforço. Isso nos motiva e estimula a sediar outros campeonatos.”

Um dos diferenciais de Americana, na opinião de Renato Sega, foi disponibilizar alimentação a atletas, comissões técnicas e familiares no próprio Centro Cívico. “Contratamos um buffet para servir almoço e jantar com preço justo e muita qualidade. Tivemos adesão de cerca de 50% das equipes”, salientou.

Outro ponto importante citado pelo presidente foram as presenças dos nadadores americanenses Murilo Sartori, que é atleta olímpico, e Vitor Ballan Sega, que integra a seleção brasileira para o Mundial do Peru, em agosto. Eles fizeram demonstração na piscina e participaram de sessões de autógrafos e fotos.

“Sabemos onde houve falha, o que nos permite corrigir. A ideia é sediar outras competições de grande porte, inclusive já há uma confirmada para setembro. Vamos continuar trabalhando, pois temos convicção de estar no caminho certo”, finalizou Sega.

RESULTADOS

Com 1.200 pontos, o Sesi de São Paulo foi o campeão geral do Paulista Petiz em Americana. Em segundo lugar ficou a ABDA (Associação Bauruense de Desportos Aquáticos), que somou 964,50 pontos, enquanto o Paineiras Morumby, com 744 pontos, foi o terceiro colocado.

Na quarta posição ficou o Corinthians, com 656 pontos. E a Natação Americana fechou o Top 5 com 439,50 pontos. No Quadro de Medalhas, a equipe americanense foi campeã com total de 12, sendo nove de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Os destaques individuais (e medalhistas) foram Anna Dian e Lucas Dé, cada um com quatro de ouro; Pedro Kieper, com uma de ouro e uma de prata; e Ana Caroline Azanha, com uma de bronze. O revezamento 4×50 medley misto foi prata com Anna Dian, Lucas Dé, Ana Azanha e Lucca Corandim.

Foto: Zaramelo Jr. | O Jogo | 2 de julho de 2022
As provas do Paulista foram realizadas na piscina do Centro Cívico