Rogério Almeida eterniza seu nome na Disney

O diretor de relações sindicais Rogério Almeida, 44 anos, de Americana, eternizou seu nome no Dopey Challenge Walt Disney, em Orlando, na Flória, nos Estados Unidos. Em janeiro deste ano, durante quatro dias seguidos, ele percorreu total de 78 km: foram 5 km no primeiro, 10 km no segundo, 21 km (meia maratona) no terceiro e 42 km (maratona) no quarto.

Rogério cumpriu o desafio por cinco anos – 2017, 2018, 2019, 2020 e agora em 2022 – e, desta forma, será eternizado com um número de atleta vitalício. “Quem faz cinco desafios, adquire esse direito. Consegui essa marca e já entrei com a documentação para ter o número”, disse o maratonista.

Os 5 km, Rogério completou em 31 minutos; os 10 km, em 1h03; os 21 km, em 2h12; e os 42 km, em 5h04. “Claro que a maratona, no quarto dia, é a que exige mais, pois a gente vem com o desgaste dos três dias anteriores e a partir dos 21 km o corpo começa a cobrar, mas foi tranquilo, mesmo sem ter sido o meu melhor tempo”, comentou.

Dos Estados Unidos, ele voltou com seis medalhas: quatro do Dopey Challenge, também conhecido como Desafio do Dunga, e duas do Desafio do Pateta, que é realizado simultaneamente nas distâncias de 21 km e 42 km.

SUPERAÇÃO

O Dopey Challenge Walt Disney teve significado mais que especial para Rogério Almeida, não apenas por eternizar seu nome, mas também por superar o desafio após um câncer bastante agressivo.

Em março de 2020, ele foi diagnosticado com lipossarcoma, tumor raro que se inicia no tecido gorduroso do corpo, mas que pode facilmente se espalhar para outras partes moles, como os músculos e a pele. Em 18 meses, foram três cirurgias, além de inúmeras sessões de quimioterapia e radioterapia.

Rogério começou a correr há nove anos. Trocou a obesidade – pesava 120 kg – por números expressivos no esporte. Neste período, já completou 27 maratonas em países como Brasil, Estados Unidos, Chile, China, Argentina, Colômbia e Marrocos, entre outros.

PLANOS

E, seu planejamento é chegar à marca de 30 maratonas ainda este ano. A 28ª será em Brotas, em março, enquanto a 29ª e a 30ª acontecem no Chile, em maio, em apenas uma semana – no Atacama, dia 1º, e em Santiago, dia 8.

A rotina de treinos de Rogério é intensa. A cada sete dias, ele descansa apenas dois e nos demais corre, pedala, faz musculação e fisioterapia.

Sair do sedentarismo para tornar-se um ultramarotinista também motivou Rogério Almeida a escrever um livro, que será lançado em breve. “Vou contar a minha história”, revelou.