Roger Willians recebe honraria na Câmara

Roger Willians com os pais, a irmã, o cunhado e o sobrinho

A Câmara de Americana realizou quarta-feira (7) sessão solene para a entrega do título de cidadão emérito ao narrador esportivo e ex-vice-prefeito Roger Willians da Fonseca. A concessão da honraria foi motivada por decreto legislativo de autoria do vereador da 17ª legislatura Rafael Macris.

Durante o uso da palavra, o autor do título destacou o histórico de vida do homenageado. “Desde muito novo, Roger assumiu cargos de extrema responsabilidade. Sua trajetória é similar à de uma pessoa com 90 anos de idade, dada a quantidade de trabalhos que já assumiu na cidade, na política e no esporte. É um orgulho para todos nós podermos ter feito parte de momentos da sua vida. Trata-se de uma justiça por tudo o que fez por Americana”, disse Rafael.

“O dia é seu hoje, dia de comemoração de uma trajetória incrível como essa, que vimos na apresentação de sua biografia. Trata-se do reconhecimento merecido da cidade de Americana por alguém que já deu contribuição muito grande para a nossa cidade, e fará muito mais ainda”, falou o deputado federal Vanderlei Macris.

“Merecida homenagem. Você me ajudou a ir a campo, buscar recursos e fazer uma administração séria, reconhecida por toda a população de Americana. Você é uma pessoa formidável, nunca se negou e só tenho a te agradecer e parabenizar”, afirmou o prefeito de Americana de 2015 a 2020, Omar Najar.

O homenageado utilizou a palavra para agradecer a concessão da honraria. “Só tenho gratidão a todos aqui presentes, em especial à minha família. Uma alegria muito grande pra mim hoje, vocês todos são muito importantes para a minha vida. A sequência da minha vida pública não deve seguir, num primeiro momento, aqui em Americana. Não estarei aqui, mas continuarei trabalhando, ajudando e torcendo para que a cidade prospere cada vez mais. Como um americanense roxo, não existe algo melhor que receber um título desse. É o dia mais feliz da minha vida. Um beijo no coração de todos”, discursou Roger.

Rafael Macris, Roger Willians, Omar Najar e Vanderlei Macris

BIOGRAFIA

Roger Willians da Fonseca nasceu em Americana no dia 24 de julho de 1983. Filho de Nalu Eleonora Boer da Fonseca e Pedro Dorival da Fonseca. Possui uma irmã, Jamile Eleine da Fonseca. Estudou nas escolas estaduais Anna Maria, no Jardim Brasil, bairro onde cresceu, e no tradicional Heitor Penteado, no centro. Cursou elétrica no Senai e eletrônica no Colégio Politec, o que lhe permitiu trabalhar na área desde os 14 anos em empresas como Goodyear, a antiga Ripasa e na CPFL.

Roger é formado em Rádio e Tv pelo Senac São Paulo; graduado em Jornalismo e pós-graduado em comunicação Social com ênfase em Assessoria de Imprensa pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Além disso, possui extensão em comunicação político-eleitoral e formação em assessoria em órgãos públicos.

Desde muito jovem, tem atuação política em Americana. Em 2002, se filiou ao PSDB a convite do então deputado estadual Vanderlei Macris, participando da Juventude Tucana naquele momento. Foi quando conheceu seu amigo Cauê Macris, com quem esteve até hoje em toda sua trajetória de vida pública.

Vinicius Carreon, representando
o Rio Branco, e Roger Willians

Paralelo a isso, com uma forte paixão pelo esporte, Roger também atua, desde 2008, como narrador e apresentador de rádio e televisão, função que exerce até hoje, conquistando audiência e a simpatia dos torcedores dos times da região, especialmente do Rio Branco, seu time do coração. Esteve em vários jogos decisivos de Paulistão, Brasileiro, Libertadores, Sul-americana, eliminatória para Copa do Mundo e tantos outros.

Atuou em várias emissoras da região como Azul Celeste, onde iniciou a carreira de radialista, rádio Você, atual rádio Clube, e rádio Notícia, onde narrou alguns jogos. Sua trajetória há anos está focada em Campinas, segundo maior mercado de comunicação do estado e um dos mais importantes do país. Atualmente narra futebol pela CBN, onde lidera a audiência em suas transmissões segundo o Ibope, e já atuou na cidade em prefixos consagrados como Central AM e Band News FM.

Roger fez narrações e participou de programas esportivos em nível nacional pelo Canal Sports Plus, da Sky, e pela Rede Família de Televisão. Foi colunista esportivo em vários sites.

Sua paixão pelo microfone o fez querer defender sua classe e atualmente Roger é o vice-presidente da Aceisp, maior associação de cronistas esportivos do estado de São Paulo.

Ainda como gestor público e jornalista, Roger assumiu entre 2009/2010 a direção de Comunicação da Câmara de Americana, sendo responsável por um período de muitos avanços na comunicação do legislativo americanense, como a reestruturação da TV Câmara, o fortalecimento do Câmara Jovem e a criação do Câmara Melhor Idade. Neste período, a Câmara foi umas das pioneiras a criar perfis nos recém-criados Twitter e Facebook.

Logo após deixar a câmara, Roger assumiu a diretoria de Esportes de Americana, em seu primeiro contato com o Executivo. Na sequência, foi Para a Assembléia Legislativa do Estado, assim que Cauê assumiu seu primeiro mandato como deputado. Lá, Roger exerceu a função de coordenador político de Americana, e depois do interior. Nesta escalada, Roger chegou pela primeira vez ao importante cargo de chefe de gabinete.

Roger aceitou o convite de Omar Najar e a indicação de seu padrinho político, Vanderlei Macris, para disputar como vice-prefeito as eleições municipais suplementares de 2014 e as eleições municipais de 2016. Como vice gestor municipal, assumiu papeis de destaque na Secretarias de Esportes, Lazer e Juventude e de Ação Social e Desenvolvimento Humano.

Nestas funções, Roger atuou para conquistas de recursos para o esporte, que possibilitaram a reabertura das piscinas, a reativação do Fundo de Assistência ao Esporte, a volta das escolinhas infantis e de terceira idade, além da volta das equipes de competições com títulos importantes.

Também foi através de seu empenho que a cidade conseguiu inaugurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), no bairro São Manoel, além de garantir investimentos para entidades assistenciais da cidade.

Em 2017, Roger recebeu o convite do já presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, para assumir a sua chefia de gabinete, abdicando do salário de vice-prefeito. Foi a primeira vez que alguém do executivo municipal abriu mão de seus vencimentos. Roger se tornou peça importante na interlocução das demandas municipais e regionais nas secretarias e ministérios.

Seu papel foi fundamental para o resgate de investimentos para o setor de saneamento de Americana, quando a cidade reativou contratos que chegaram a R$ 110 milhões para a construção da ETE Balsa, ETE Carioba e a construção da captação de água. Também teve atuação fundamental para, entre várias outras, a construção de três novas creches e três novas UBSs na cidade.

Com a reeleição do presidente da Alesp, Cauê Macris, para o biênio 2019/2020, Roger seguiu na chefia de gabinete do parlamentar, trabalhando por sua cidade natal e pelas cidades irmãs, agendando e participando de várias audiências nas mais diversas pastas com secretários municipais seja do governo Omar Najar, como do novo governo Chico Sardelli.

Em março de 2021, com a ida de Cauê Macris para subsecretaria de articulação política da secretaria da Casa Civil do governo do estado a convite do governador João Doria e do seu vice, Rodrigo Garcia, Roger assumiu a pasta responsável pelo atendimento direto aos deputados estaduais, federais e senadores.

Foi responsável pelo novo modelo de tramitação das emendas parlamentares, importante instrumento de ajuda aos municípios e elo direto com a Alesp, ampliando o diálogo entre executivo e legislativo.

Texto: Maurício Vargas

Fotos: Divulgação