Rio Branco aguarda FPF sobre categorias de base

[uam_ad id=”985″]

Raphael Pereira é gestor e técnico das categorias sub-15 e sub-17

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a FPF (Federação Paulista de Futebol) enviou circular a todos os clubes informando que está suspensa nesta temporada a obrigatoriedade de participação nas categorias de base.

Normalmente, os times só podem jogar os campeonatos profissionais se estiverem ao menos em duas categorias de base. Este ano, porém, o quadro será diferente.

O Rio Branco tem parceria com o Unidos da Cordenonsi, no sub-11 e sub-13, e com a RP Sports, no sub-15 e sub-17. O vice-presidente de Futebol Eder Duarte disse ao O JOGO que o clube aguarda uma posição oficial da FPF, mas que, em sua opinião, as chances dos campeonatos serem realizados são remotas.

“Infelizmente, acredito que é muito difícil termos os campeonatos de base este ano. Talvez tenha o sub-20. A Federação está fazendo conferências com os clubes de todas as divisões e deve se manifestar oficialmente muito em breve, mas, repito, pelo que tenho conversado com outros dirigentes, é pouco provável que tenhamos a disputa”, disse Éder.

Gestor e técnico do sub-15 e sub-17, Raphael Pereira também vive a expectativa da definição por parte da FPF, mas já pensa num “plano B” caso não ocorra o Paulista.

“A minha posição é de jogar o campeonato, mesmo porque fizemos nosso planejamento e já temos patrocinadores. Agora, se for para ser na coxa (termo usado no meio futebolístico para definir algo sem muita estrutura e organização), é melhor buscar outra alternativa”, afirmou.

“Nos próximos dias, pretendo ter uma conversa com o Gilson (Bonaldo, presidente do Rio Branco) para alinharmos essa questão. Se não for no Paulista, minha ideia é disputar a Copa São Paulo que a Associação Paulista organiza”, acrescentou Raphael.

Eder Duarte frisou que outra possibilidade para manter as categorias de base em atividade neste ano é a Interior Cup. “É uma competição que acontece já há três anos, disputada de forma regionalizada por times de clubes profissionais”, explicou.

Texto: Zaramelo Jr. | O Jogo

Veja + matérias