Representantes de academias têm reunião com Omar

Brochi intermediou reunião das academias com Omar

Representantes de academias de ginástica de Americana têm reunião agendada com o prefeito Omar Najar para a próxima segunda-feira (18), às 16 horas. O encontro será no gabinete do chefe do Executivo e foi intermediado pelo vereador Thiago Brochi.

“No início desta semana, me reuni com esse pessoal e eles fizeram a exposição da atual situação que estão vivendo com as academias fechadas. Agora, o grupo quer expor também para o prefeito e ouvir dele o que é possível ser feito para reabertura, mesmo que parcial”, explicou Brochi.

De acordo com o parlamentar, os profissionais da área, entre várias reivindicações, gostariam de fazer atendimento individual de alunos com hora marcada e seguindo todos os protocolos de segurança com relação à pandemia do covid-19.

“O entendimento deles é que profissionais de outras áreas da saúde fazem atendimento individual e que eles também poderiam fazer. Eles me passaram que as academias não têm apenas alunos que fazem exercícios para modelar o corpo, mas também como tratamento para várias doenças e neste sentido o atendimento online não é suficiente. Tem que ser presencial”, acrescentou Brochi.

“Vou com eles segunda-feira nesta reunião com o Omar. Sabemos que é uma situação difícil, pois no Estado a reabertura de academias está vetada, mas quem sabe surge alguma alternativa que possa ser encaminhada para frente”, concluiu Brochi.

IMPASSE

No início desta semana, o presidente da República Jair Bolsonaro incluiu as academias de ginástica na lista de serviços essenciais e determinou a reabertura. No entanto, o governador de São Paulo João Dória se posicionou contrário ao decreto presidencial e determinou que os espaços continuem fechados. Dória disse que o estado não têm condições sanitárias para permitir o funcionamento de tais estabelecimentos.

Conforme nota da prefeitura de Americana, o Comitê de Crise, formado para enfrentamento do covid-19 na cidade, considerou que, dentro de uma série de medidas de segurança, seria possível restabelecer as atividades nas academias. O município, porém, decidiu seguir a determinação do governo estadual.

“Qualquer medida neste sentido (reabir as academias) fica prejudicada diante da decisão do governador João Dória em não acatar as publicações do governo federal. Diante disso, a prefeitura de Americana não tem condições legais para colocar tais mudanças em prática. Portanto, o Poder Executivo de Americana continua a seguir todas as deliberações estaduais, esperando que o governo paulista se sensibilize e passe a adotar critérios que levem em conta as características de cada município”, finaliza a nota.

Zaramelo Jr. | O Jogo | @zaramelojr

Veja + matérias