O Rio Branco venceu o Colorado por 2 a 1, de virada, neste domingo (18), em Caieiras, pela penúltima rodada da 1ª fase do Campeonato Paulista Sub-23 2ª Divisão (Bezinha). O resultado mantem o time de Americana vivo e dependendo das próprias forças para ficar com a quarta (e última) vaga do Grupo 4.
O jogo no Estádio Municipal Carlos Ferracini, em Caieiras, começou com 42 minutos de atraso pela falta de policiamento. Com a bola rolando, o Colorado fez 1 a 0 com Marquinhos, aos 10 minutos do 1º tempo.
A reação do Rio Branco veio no 2º tempo. Bastaram três minutos para a virada: Iury empatou aos 21 e Argentino fez o segundo aos 24.
“No intervalo, falei para os jogadores que eles tinham que manter o equilíbrio emocional, pois o domínio do jogo era nosso”, disse o técnico Valmir Israel.
Na última rodada desta fase – com todos os jogos marcados para sábado (24) -, o Rio Branco joga contra o Amparo, às 15 horas, no Estádio Décio Vitta. Com a vitória, vai à 2ª fase como terceiro colocado do Grupo 4.
Em caso de empate, o Rio Branco também avança se o Paulista não derrotar o União Barbarense, em Jundiaí. E, se perder, tem que torcer para que Paulista e Colorado (que joga contra o Ska, em Santana de Parnaíba) não vençam seus jogos.
Se não conquistar a classificação, o Rio Branco estará rebaixado ao campeonato da 5ª divisão que a FPF (Federação Paulista de Futebol) criará em 2024 – na próxima fase da Bezinha, também haverá descenso: dos 24 times classificados, 16 vão em frente, enquanto os demais caem.
A diretoria do Rio Branco deve anunciar nesta segunda-feira (19) alguma ação para atrair o torcedor para o jogo decisivo contra o Amparo.
A classificação atual do Grupo 4 é a seguinte:
1º) Ska Brasil – 16 pontos (já classificado)
2º) União Barbarense – 15 (já classificado)
3º) Amparo – 13 (já classificado)
4º) Rio Branco – 11
5º) Paulista – 9
6º) Colorado – 8
Foto: Reprodução Instagram Rio Branco @riobrancoamericana