Rafael e Rogério levam decisão ao San Marino

Rafael e Rogério buscam o bicampeonato do Pé de Chumbo

Mantendo a tradição histórica, a decisão do título da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo será na última etapa, marcada para o dia 20 de novembro, no San Marino, em Paulínia. Rafael Contatto, líder com 449 pontos, e Rogério Pompermayer, vice com 440, vão à pista em busca do bicampeonato.

Matematicamente, Douglas Pitoli, terceiro colocado com 397 pontos, e Fernando Santo André, quarto com 395, ainda têm chances de ficar com o troféu de campeão, mas são remotas. Eles estão, respectivamente, 52 e 54 pontos atrás de Rafael e a pontuação máxima que um deles pode alcançar na rodada é de 60. Ou seja: além de chegar na ponta e cravar a volta mais rápida nas duas corridas, precisam torcer para que os ponteiros tenham problemas e pontuem o mínimo – clique aqui e confira a classificação.

Com este cenário, as atenções se voltam efetivamente para Rafael e Rogério, hoje separados por 9 pontos. “Essa diferença não é impossível de reverter. Numa corrida, há muitos fatores que podem influenciar no resultado final”, disse o líder.

No ano passado, Rogério foi para a etapa final com 14 pontos de vantagem e acabou perdendo o título para Théo Trevisani. “Como está em primeiro, é o Rafa que tem que se cuidar. Vamos ver no que vai dar”, falou o vice-líder.

Os pilotos #19 e #23 sabem que a disputa pelo título da 16ª edição do Pé de Chumbo está em aberto e isso não é nenhum clichê. Ambos já têm bem definida a tática para a rodada que marca o encerramento da temporada 2021. E não há muita diferença entre uma e outra.

“Vou com foco total, em busca da vitória. Vou dar o meu melhor para tentar fazer o maior número de pontos e garantir o bicampeonato. Espero grandes emoções, mas, independentemente do que acontecer na pista, o que vale é a amizade entre todos”, afirmou Rafael, campeão em 2017.

“Vou com pilotagem mais arrojada, mas consciente. Tenho que tentar de tudo, ou seja, ganhar as corridas e fazer as voltas mais rápidas. Tomara que o final seja feliz para mim, mas se der o Rafa também estará em boas mãos. Ele fez excelente temporada, é um grande piloto e, principalmente, um grande amigo”, cravou Rogério, campeão em 2015.

Mayckon abriu vantagem na Light e está perto do título

MAYCKON COLOCA A MÃO NA TAÇA

Vencedor da nona etapa, sábado (16), em Limeira, Mayckon Mota colocou a mão na taça de campeão da categoria Light da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo. O piloto #38 abriu vantagem expressiva para os adversários e somente uma combinação pouco provável de resultados pode evitar seu bicampeonato – conquistou o título em 2013.

Mayckon lidera a divisão de acesso com 289 pontos, 28 a mais que Ivan Dantas, que é o segundo colocado, 43 a mais que Rafael Barberatto e Oswaldinho Nogueira, terceiro e quarto, respectivamente, e 45 a mais que Ederson Rodrigues, que aparece em quinto.

Além da vitória em Limeira, Mayckon contou com a “ajuda” de Barberatto e Oswaldinho, que eram, até então, seus perseguidores mais diretos. Na primeira corrida da rodada, os dois se envolveram em acidente – Barberatto rodou e Oswaldinho, que vinha atrás, não conseguiu evitar a batida – e ficaram distantes da luta pelo título.

Mesmo com os dois fora da pista, Mayckon surpreendeu ao seguir brigando por posições ao invés de diminuir o ritmo. “O Osvaldinho até deu sinal para eu parar de acelerar, mas não sou muito de ficar pensando em campeonato, penso mais no momento e por isso continuei acelerando e disputando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, Mayckon prefere manter a cautela. “Enquanto não acabar, não dá para comemorar. Está tudo em aberto ainda. Sempre digo que para ser campeão é necessário um conjunto. Não adianta o piloto estar bem e não ter sorte. Vamos aguardar”, finalizou.

A 10ª e última etapa do Pé de Chumbo, no dia 20 de novembro, será disputada a partir das 9 horas, com qualifying, duas corridas e cerimonial de premiação.