
Líder durante praticamente toda temporada e com pilotagem em alto nível, Rafael Contatto conquistou o título da 16ª edição do Kart Pé de Chumbo – Copa Sópneus Goodyear 2021. A final aconteceu sábado (20) no Kartódromo San Marino, em Paulínia, e o piloto #19 entrou para o seleto grupo de bicampeões do campeonato ao lado de Felipe Santo André (Tite) e Théo Pioli Trevisani.
Rafael chegou à 10ª e última etapa com vantagem de 9 pontos para Rogério Pompermayer, único que efetivamente poderia evitar que ele fosse ao topo do pódio. Na primeira corrida, Rogério foi o segundo colocado, enquanto Rafael terminou em quinto e fez a volta mais rápida (que vale ponto de bonificação).
Apesar da diferença entre eles ter caído para 7 pontos, Rafael foi à pista para a segunda (e derradeira) corrida numa situação ainda mais confortável, pois bastava chegar seis posições atrás de Rogério para repetir 2017 e conquistar o título.
Com a inversão de grid, Rafael largou à frente de Rogério – quarto e oitavo, respectivamente. Ou seja: para tirar o título do concorrente, Rogério não apenas tinha que ultrapassá-lo, como esperar que ele perdesse algumas posições ou não terminasse a prova.
Porém, bastaram duas curvas para Rafael colocar as duas mãos na taça, pois Rogério enroscou-se com Alexandre Bassora e caiu para o 18º lugar. Rafael, então, passou a brigar pela ponta com Théo Trevisani, sem, no entanto, arriscar qualquer manobra mais arrojada.
Na 18ª (e antepenúltima) volta, Rafael aproveitou que o kart de Théo apresentou problema mecânico e perdeu rendimento, fez a ultrapassagem e assumiu a liderança da corrida, com Douglas Pitoli na sua cola.
A consagração veio em alto estilo e Rafael recebeu a bandeira quadriculada da vitória, coroando uma temporada que beirou à perfeição e não deixando dúvidas que o título ficou com o piloto que teve a melhor performance ao longo de todo o ano.
TOP 5
1º) Rafael Contatto – 503
2º) Rogério Pompermayer – 491
3º) Douglas Pitoli – 455
4º) Fernando S.André – 444
5º) Marcelo Marusso – 379