Por 3 pontos, Mattedi é campeão da Raceman

Mattedi, durante corrida na etapa final: título da temporada 2023

A reta final da Copa Panther Raceman de Kart teve reviravolta e o campeão da temporada 2023 foi definido de maneira emocionante. Gustavo Mattedi, que engatou sequência de resultados positivos na segunda metade do campeonato, conquistou o título com diferença de apenas 3 pontos para Douglas Michilino, que esteve à frente da classificação durante boa parte do ano.

Mattedi fechou com 347 pontos, enquanto Michilino somou 344. O top 5 desta edição ainda teve Alessandro Rodolpho, em terceiro lugar com 327 pontos; Luiz Fernando Paloni (Paloninho), em quarto com 307; e Gilson Signori (Cabrinha), em quinto com 296. Ao longo do ano, foram 11 etapas – 10 delas no KNO (Kartódromo de Nova Odessa) e uma em Limeira.

O título da Raceman´2023 foi definido nas duas últimas rodadas, ambas no KNO, no início de dezembro. Antes dos pilotos irem à pista para as cinco corridas derradeiras, Paloninho ocupava a liderança, seguido por Alessandro, Cabrinha, Mattedi e Michilino. O cenário mudou radicalmente com os motores roncando.

 

Na etapa noturna, dia 7, quem se deu melhor foi Michilino, que ficou em primeiro lugar com 40 pontos, 5 a mais que o segundo colocado Cristiano Aro. Dos cinco na luta pelo título, além de Michilino, somente Mattedi foi ao pódio com 31 pontos. Na rodada tripla, dia 9, vencida por Daniel Macena (Daniboy), com 65 pontos, Mattedi chegou na segunda colocação (63), Michilino na quarta (58) e Alessandro na quinta (45).

Veja a classificação final

Na somatória das cinco baterias e com o descarte de resultado previsto em regulamento, Mattedi saiu do quarto lugar na classificação geral para a conquista do título, enquanto Michilino avançou do quinto para o vice. Já Alessandro caiu da segunda para a terceira posição, Paloninho da liderança para a quarta e Cabrinha da terceira para a quinta.

Foi o primeiro título de Gustavo Mattedi na Raceman. Sua ascensão começou a chamar a atenção no segundo semestre, com pilotagem técnica e consistente, fatores determinantes para garantir o troféu de campeão, ao passo que seus principais adversários não conseguiram manter o ritmo na semana decisiva.

ETAPA 10

A 10ª e penúltima etapa da Copa Panther Raceman, na noite de 7 de dezembro, teve vitória de Douglas Michilino, que ganhou a primeira bateria e chegou em sexto na segunda – ele totalizou 40 pontos. O pódio também teve Cristiano Aro, na segunda posição com 35 pontos; Ricardo Fittipaldi, na terceira com 34; Cesinha David, na quarta com 32; e Gustavo Mattedi, na quinta com 31.

Mattedi, com 48s578 na primeira bateria, e Daniel Macena (Daniboy), com 48s635 na segunda, cravaram as voltas mais rápidas.

ETAPA 11

Com três corridas, a 11ª e última etapa do campeonato, na manhã de 9 de dezembro, foi vencida por Daniboy, que somou 65 pontos com o primeiro lugar na primeira, o terceiro na segunda e o segundo na terceira. Além dele, também subiram ao pódio Mattedi, em segundo com 63 pontos; Cesinha, em terceiro com 58; Michilino, em quarto também com 58; e Alessandro, em quinto com 45.

As melhores voltas foram de Mattedi, com 47s836 na primeira corrida, e Daniboy, com 47s926 na segunda e 47s876 na terceira.