Planeta Bola

 

– A coluna será integralmente focada em um grande jogador que, aparentemente, deve vir a fazer história nos próximos anos e que, nos últimos dias, tem causado espanto por todo o meio futebolístico: Erling Braut Haaland.

– Se você é mais atento ao futebol europeu, com toda certeza, já deve estar familiarizado com o atacante e camisa 9 do Borussia Dortmund, mas, caso contrário, deixa eu te falar apenas um pouquinho do menino para você entender o porque Haaland é um “cometa”!

– Oriundo do Red Bull Salzburg, o atacante norueguês de 1,94 m e 88 kg chegou ao Borussia em meados da temporada 2019/2020, ainda quando tinha 19 anos – completa 21 anos em julho próximo.

(Foto: Reprodução internet)

– Haaland é forte, veloz, canhoto e cheira a gols. Para se ter uma ideia, até o último dia 10, o norueguês já havia marcado 102 gols em 147 jogos como profissional, precisando de 34 partidas a menos que Mbappé, por exemplo, para atingir a marca de 100 gols.

– O atacante do Borussia impressiona, especialmente, pelo fato de possuir recursos aparentemente ilimitados: Haaland não precisa de muito espaço ou de tempo para concluir uma jogada, seja com suas especialidades – pé esquerdo ou cabeça – seja de qualquer outra forma – pé direito, peito, coxa. O jovem é uma máquina mortífera.

– Haaland, há tempos, já chamava a atenção de gigantes europeus e, muito dificilmente, permanecerá dando alegrias ao Dortmund por longo tempo – o Real tem muito interesse em contratá-lo – e isso se deve, inclusive, a uma imposição física incomum para um cara tão alto, ao passo que o norueguês possui velocidade e vigor descomunais – pesquisem pela arrancada do norueguês no confronto contra o PSG, existem relatos que o “tiro” de 60 metros levou cerca de 6,64 segundos!!

– Vejo Mbappé como jogador mais talentoso e versátil, mais craque, no sentido literal da palavra, mas estou absolutamente embasbacado com as atuações do atacante nórdico e sua margem de evolução, relembrando-os que o garoto possui apenas 20 anos completos.

– Avassalador, Haaland em campo lembra muito um trator brutal, levando o antigo craque do Flamengo, Zico, a compará-lo, inclusive, a Adriano Imperador em suas características, salientando que o norueguês lembra muito o brasileiro em sua “movimentação”, e, especialmente, na “batida cruzada, procurando sempre o canto, tirar o goleiro” além de ter como característica não “abaixar a cabeça e ‘enfiar a raquete’”.

– Haaland é monstruoso e tem espantado todo o planeta bola, impondo um confronto épico, por exemplo, ao polonês Lewandowski dentro do Campeonato Alemão, sendo nome que, logo, estará no rol dos melhores do mundo da Fifa e estampando camisas ainda mais pesadas na Europa. Olho nele!!

Fraternal amplexo.

RENAN BINOTTO ZARAMELO

Advogado e jornalista