Planeta Bola… Benzema ou Ronaldo?

– Bombou nas redes sociais, recentemente, excelente questionamento levantado por diversos internautas, utilizando-se do meme “vocês não estão prontos para essa conversa,” Muitos deles afirmavam que Benzema (foto) jogou mais pelo Real Madrid do que Ronaldo Fenômeno.

– Tendo a concordar, mas, de antemão, pretendo desde logo esclarecer um ponto: em termos de técnica, tamanho para e dentro do esporte, Benzema e Ronaldo estão em prateleiras muito distintas, inclusive com um gigante lapso existente entre ambos.

– Entretanto, “perder” para Ronaldo não é nenhum demérito para o francês, longe disso, é algo comum, tendo-se em vista que a comparação toma por base um dos maiores jogadores da história do futebol, um atleta fantástico e que suscita até hoje questionamentos quanto ao seu ápice não tivesse se lesionado drasticamente na Internazionale de Milão.

– Porém, há de se fazer justiça e ser sincero quanto a Karim Benzema, um dos melhores e mais subestimados atacantes do futebol mundial atualmente: pelo Madrid, Benzema jogou sim muito mais do que Ronaldo!

– Em termos de títulos, não cabe a comparação. Ronaldo venceu apenas uma La Liga (2002/2003) de relevante, ao passo que Benzema é multicampeão desde sua chegada aos merengues em 2009, com destaque para as quatro edições de Champions League (2013/2014, 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018) e dois campeonatos espanhóis (2011/2012 e 2016/2017).

– Há de se suscitar, para fins da comparação elencada, que Ronaldo chegou ao Real já após lesionar o joelho de maneira amplamente conhecida, vivendo ali sua última grande fase, enquanto Benzema chegou ainda no início de sua carreira e amadureceu seu futebol na Espanha.

– Em campo, muito embora Ronaldo tenha sido bem abaixo do que se recorda, Benzema, em contraponto, vive há anos fase muito acima do que é cobrado.

– O francês é craque em vencer, sabe ser o coadjuvante quando o time assim precisa, o que o fez parceiro mortal de Cristiano Ronaldo, mas também dá conta quando o Madrid carece de atacante decisivo, o que por tantas vezes não é reconhecido pelos torcedores.

– O que narro, posso provar: antes da parada da La Liga por conta de covid-19, o Barcelona liderava a competição, com Messi em êxtase e certa vantagem, porém, desde o retorno, Benzema colocou a bola embaixo do braço e alavancou o Real à liderança, guiando o time com gols e assistências.

– Benzema é subestimado talvez por não ter atuação na seleção francesa, muito por conta de briga política existente, oriunda de sua origem argelina, ou até pela falta de identificação do futebol moderno em sua atuação: o atacante alto, clássico, bom finalizador com os pés e a cabeça, não muito veloz, tão pouco espalhafatoso.

– O que não se repara no francês é que esse não precisa dos holofotes, raramente o vemos dando um ou dois dribles. Karim faz o suficiente para se colocar em condição de definir o jogo, quer seja finalizando, quer seja assistindo aos companheiros.

– Não há vergonha e, muito menos, equívoco em afirmar que Karim Benzema jogou mais do que Ronaldo Fenômeno pelo Real Madrid, e, discordando dos internautas, acredito que vocês estão prontos sim para essa conversa, mesmo porque já passou da hora de reconhecer que o francês é um cracasso indispensável aos merengues e que causa temos nos adversários: Benzema faz o simples e mortal, o que é muito mais perigoso aos outros. Sorte de Zidane!

Fraternal amplexo.

RENAN BINOTTO ZARAMELO

Advogado e jornalista