Os americanenses Luiz Gabriel Saciloto, o Pituco, ex-jogador de futebol profissional, e Henrique Lahr Sacilotto, empresário do ramo de seguros, confirmaram a realização da 4ª Copa do Mundo de Padbol para Santos, entre os dias 8 e 12 de novembro deste ano – as edições anteriores foram no Uruguai, Argentina e Espanha.
Pituco e Henrique são licenciados da modalidade com exclusividade no Brasil. Eles estiveram em Santos, em julho, para reunião com o secretário de Esportes Gelásio Ayres Fernandes Junior. O encontro foi intermediado pelo esportista e empresário Cláudio Canalonga, que é de Santos e está radicado em Americana já há alguns anos.
As quadras serão instaladas no Parque Roberto Mário Santini, que fica na praia José Menino. A Copa terá a participação de 20 países: Argentina, Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Equador, Egito, Emirados Árabes, Espanha, França, Hungria, Itália, Kuwait, Paraguai, Portugal, Catar, Reino Unido, Romênia, Ucrânia e Uruguai.
“Mostramos à Fipa (Federação Internacional de Padbol) que Santos tem muitos pontos turísticos, infraestrutura, rede hoteleira, proximidade com São Paulo e toda uma história ligada ao esporte, com jogadores mundialmente conhecidos, como Pelé, o maior de todos, e Neymar, entre outros, sem contar a bela extensão de praias”, disse Henrique.
“A Copa do Mundo terá impacto extremamente positivo na economia e turismo, pois receberemos dezenas de atletas e delegações de 20 países. Outra questão importante é a geração de emprego, uma vez que está sendo dada total preferência para a contratação de mão de obra local. É o esporte mostrando que, além de fomentar qualidade de vida, também aquece a economia”, comentou Gelasio.
O padbol é um esporte que mistura futebol, futevôlei e tênis. A primeira quadra no país foi instalada na Winner Academia, em Santa Bárbara d´Oeste.