Piloto de Americana vence na estreia da Fórmula Vee Júnior

Carlos Piagentini estreou com vitórias no traçado do ECPA

Uma estreia com duplo sabor de vitória! O piloto Carlos Piagentini, de Americana, venceu as duas provas da Fórmula Vee Júnior em sua primeira participação na categoria, na abertura da Copa ECPA F/Promo Racing, no último sábado (29), em Piracicaba.

Aos 19 anos, o garoto iniciou sua carreira na categoria mais tradicional do automobilismo brasileiro na formação de pilotos. “Foi um começo muito bom e espero poder seguir os passos dos grandes nomes que passaram por aqui”, afirmou Piagentini. Ao longo de sua história, a FVee revelou nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Niki Lauda e Keke Rosberg, todos campeões mundiais na Fórmula 1.

Esta também foi a estreia oficial do piloto de Americana em provas no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Ele já havia participado de treinos em Piracicaba e também em Interlagos.

Na primeira prova, Piagentini buscou se adaptar ao carro e conhecer o traçado do autódromo. Ele garantiu a primeira vitória na FVee Júnior (para jovens de 14 a 19 anos) e terminou em 8º lugar na classificação geral.

Já na segunda prova, o garoto de Americana, mais confortável na pista, brigou no pelotão de frente e garantiu o pódio também na classificação geral, com o 6º lugar e a vitória mais uma vez na Júnior.

“Foram provas bem difíceis, principalmente para um iniciante como eu”, disse o jovem piloto de Americana. “As vitórias foram importantes para dar confiança nas próximas etapas e buscar sempre evoluir para conquistar melhores resultados.”

Para Wilson Fittipaldi Júnior, consultor técnico e instrutor da FVee, Carlos Piagentini teve um início promissor. “Ele fez duas boas corridas e, para um iniciante, foi importante ter terminado as provas, sem cometer erros e sem acidentes. E ainda ganhou nas duas provas da Júnior. Sem dúvida, foi um ótimo início”, disse Wilsinho, que foi um dos criadores da categoria no Brasil, na década de 1960.

Novo formato

A Copa ECPA começou com novidades. Este ano, a competição reúne apenas os pilotos da equipe F/Promo Racing. As provas em Piracicaba passaram de 12 para 16 voltas, incluindo a neutralização na oitava volta, com entrada do safety car para agrupar os pilotos na relargada. Em razão da pandemia e por medida de segurança, não foi permitida a presença de público. Ao todo, a competição terá cinco etapas até o final do ano.

A próxima etapa da Copa ECPA deverá ser realizada dia 26 de setembro, data ainda a ser confirmada. Antes, a FVee volta a Interlagos para a disputa do Campeonato Paulista, de 11 a 13 de setembro.

Para saber como participar de provas da FVee na Copa ECPA F/Promo Racing e no Campeonato Paulista, em Interlagos, acesse www.fvee.com.br

Para saber mais sobre o ECPA, acesse www.ecpa.com.br

Texto: Fernando Santos | Comunicação FVee