O engenheiro e empresário Pedro Alvaro Aguiar Neves, 59 anos, fechou o ciclo de quatro anos (dois mandatos) como presidente do Clube do Bosque com a sensação do dever cumprido. De julho de 2018 a junho de 2022, ele esteve à frente da Diretoria Executiva e entende que sua gestão alcançou conquistas importantes.
A história de Pedro Alvaro no Clube do Bosque começou em 2012 como diretor Social, cargo que ocupou até 2014. Na sequência, de 2014 a 2018, foi diretor de Patrimônio. E agora, deixa a presidência, mas não deixa o clube, voltando à área social a convite de Henrique Valmir Rigue, o novo presidente.
“Uma das principais conquistas que tivemos foi a relação com os funcionários, que tornou-se mais profissional. Todos passaram a saber o porque e para que estavam fazendo. Isso trouxe benefícios para o clube e para o associado”, disse Pedro Alvaro.
O ex-presidente entende que ele e seus diretores dos últimos quatro anos tornaram a infra-estrutura mais confiável e funcional. “O maior legado que deixamos é a prestatividade com qualidade e seriedade. Desde o início do mandato, sempre procuramos saber e entender o que acontecia para, então, buscar o melhor caminho para atender as necessidades do clube como um todo”, citou.
Pedro Alvaro afirmou que hoje o Clube do Bosque é saudável financeiramente, o que o deixa orgulhoso. “O clube estava sem crédito, não tinha dinheiro e havia muitos processos. A organização da casa começou na gestão do Joaquim (Pedro Melo da Silva, presidente anterior). No nosso mandato, conseguimos reduzir em até 70% as despesas de vários setores e hoje temos superávit”, salientou.
OBRAS
Entre as obras executadas em sua gestão, Pedro Alvaro destacou a revitalização do quiosque e a construção das quadras de beach tennis e da quadra poliesportiva (futsal, vôlei e basquete) numa área praticamente “condenada” e sem uso.
“Vários fatores foram determinantes para que o associado voltasse a frequentar o clube, mas, sem dúvida, as quadras de beach tennis tiveram importância muito grande. Hoje, o Bosque é mais humano, mais seguro, é o quintal de todos os lares”, comentou.
E completou: “Tudo que foi feito em termos de obras teve projetos em 3D para que pudessemos analisar os impactos de forma antecipada. Isso garantiu o sucesso.”
Reforma do prédio administrativo, revitalização do lago e criação da Galeria dos Presidentes são três obras que Pedro Alvaro gostaria de ter feito. “Não fica nenhuma frustração. Acredito que será possível a execução de todas no futuro, pois fazem parte do Plano Diretor que elaboramos”, frisou.
O agora ex-presidente fez questão de deixar explícito que “o que conseguimos realizar não é mérito apenas meu, mas sim de toda Diretoria. Em nossas reuniões, sempre havia autêntica tempestade de ideias, as quais, na medida do possível, fomos colocando em prática. E as sugestões dos sócios também foram determinantes.”
“VALMIR SEMPRE FOI UM PARCEIRO”
Pedro Alvaro Aguiar Neves disse que não tinha intenção de continuar na Diretoria Executiva do Clube do Bosque, mas reviu sua posição a partir do convite de Henrique Valmir Rigue, que foi diretor de Esportes em seus dois mandatos e agora é o novo presidente.
“Eu não queria seguir. Cheguei a oferecer uma assessoria, mas como o Valmir sempre foi um parceiro na minha gestão, aceitei o convite. Quando assumi a presidência, pedi ao Joaquim (Pedro Melo da Silva, ex-presidente) para ficar na Diretoria e ele ficou. Agora, estou fazendo o mesmo. É uma questão de compromisso”, explicou.
Na opinião de Pedro Alvaro, Valmir Rigue tem condições de fazer boa gestão na presidência. “Ele sempre foi muito interessado e envolvido nas coisas do clube. Sempre preocupado em fazer o melhor”, afirmou o ex-presidente.
Agora como diretor Social, Pedro Alvaro pretende retomar alguns eventos. “Vou fazer um planejamento e ver o que é viável. Ainda há algumas restrições, protocolos a serem seguidos, mas estamos confiantes”, finalizou.
DIRETORIA EXECUTIVA
julho/2022 a junho/2024
Presidente
HENRIQUE VALMIR RIGUE
Administrativo
LUIZ GUSTAVO BUZZO
Financeiro
MARCOS DE LEÃO
Social
PEDRO ALVARO AGUIAR NEVES
Obras e Patrimônio
ROBERTO HIDEO NISHIKADO
Esportes
RICARDO SAYÃO
Texto: Zaramelo Jr. @zaramelojr