Pedrinho recorre ao virtual para manter o ritmo

Sem poder ir às pistas do mundo real, já que a temporada da Porsche Carrera Cup Brasil está suspensa em virtude da pandemia do covid-19, o piloto Pedrinho Aguiar, de Americana, tem usado o recurso digital para manter o ritmo de corrida. Ele já vem há algum tempo participando de campeonatos virtuais, através de simulador, e o principal deles é o Real Drivers Challenge, que reúne nomes como Rubens Barrichelo, Felipe Massa e Cacá Bueno, entre outros.

Organizado pelo IRB sSports e com transmissão ao vivo na TV no canal BandSports, o campeonato tem etapas semanais, geralmente nas noites de quinta-feira. Até o momento, entre mais de 50 pilotos, o americanense ocupa a 12ª colocação com total de 118 pontos.

Pedrinho Aguiar no simulador de sua casa: “Sensações são as mesmas”

“Entrei nesses campeonatos (virtuais) para não ficar parado. Eles ajudam a manter o reflexo, a saúde mental. No simulador, não tem a Força G, mas as sensações são as mesmas de um carro real. O volante exerce uma força impressionante e é preciso tomar cuidado, pois, por mais incrível que possa parecer, há risco de machucar o braço ou a mão numa batida”, explicou Pedrinho.

No total, o piloto de Americana está em quatro campeonatos virtuais numa mesma plataforma, mas o que ele quer realmente é voltar a acelerar no automobilismo real. “Não vejo a hora que tudo isso passe e as competições sejam retomadas para extravasar toda essa adrenalina”, afirmou.

Pedrinho Aguiar está em sua terceira temporada na Porsche Carrera Cup Brasil – ele compete na categoria 4.0. Das nove etapas previstas para este ano, apenas uma aconteceu até agora e o representante de Americana bateu nas duas baterias. Isso, porém, não tira seu ânimo.

“Batida faz parte de toda corrida. Claro que a gente tenta evitar, mas nem sempre é possível. Apesar desses problemas na etapa inicial, estou otimista e espero andar bem quando o campeonato for reiniciado. A organização está revisando o calendário. Acho que logo estaremos na pista”, disse.

Kart – Além da Porsche Carrera Cup Brasil, Pedrinho Aguiar também entrou este ano na Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, tradicional competição que envolve 30 pilotos de Americana e outras cidades. Fã de kartismo, ele entende que disputar o campeonato será importante.

“Todo piloto, independentemente da categoria que esteja no automobilismo, sempre que pode anda de kart. Não tem coisa melhor. E poder estar no Pé de Chumbo para mim é excelente, pois tem muita gente boa disputando o campeonato”, finalizou Pedrinho.