Pé de Chumbo retoma disputa em Aldeia da Serra

Pilotos do PDC, após abertura em Paulínia, voltam à pista nesta 5ª feira

Exatos 173 dias após a realização da única etapa do ano, a Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo volta na próxima semana, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, que está na fase amarela do Plano São Paulo e devidamente liberada para esportes a motor. A rodada será quinta-feira (30), a partir das 14 horas, com rigoroso protocolo de segurança e higiene por causa da pandemia de covid-19.

Em sua 15ª temporada, o Pé de Chumbo foi à pista em 2020 apenas no dia 8 de fevereiro, em Paulínia. Depois disso, seguindo normas do governo, o campeonato foi paralisado.

Durante esse período, a diretoria da associação responsável pela organização do campeonato monitorou toda a situação e, em maio, elaborou seu próprio protocolo em relação ao coronavírus, sob orientação do médico otorrinolaringologista Ivan Dantas, que é um dos integrantes do grupo de pilotos.

“Desde o início da pandemia, o Pé de Chumbo preocupou-se com a vida e a saúde de todos que, direta e indiretamente, estão envolvidos com o campeonato. Enquanto não houve sinalização das autoridades quanto à retomada do esporte, ficamos totalmente afastados das pistas”, disse Marcelo Marusso, presidente e piloto do campeonato.

“Vamos voltar agora que o governo de São Paulo autorizou a realização de corridas em cidades da fase amarela, seguindo o protocolo elaborado pelo Pé de Chumbo, que é estritamente rigoroso e atende às exigências das autoridades governamentais e esportivas ligadas ao esporte a motor”, afirmou Marusso.

MEDIDAS

De acordo com o criador do Pé de Chumbo, somente pilotos e equipes de apoio terão acesso ao kartódromo de Barueri, na quinta-feira. Um enfermeiro contratado pela associação estará no local para aferir a temperatura de cada integrante. Se alguém apresentar qualquer sintoma de febre, não entrará no kartódromo e será orientado a procurar atendimento médico.

Tanto pilotos como equipes de apoio usarão máscaras de proteção facial o tempo todo. Haverá um toten personalizado do PD´Chumbo com álcool em gel na entrada do kartódromo e diversos frascos do produto estarão espalhados por toda a área de Aldeia de Serra para higienização.

Ainda segundo Marusso, o briefing acontecerá na pista, ao ar livre, com distanciamento entre pilotos e diretores de prova, e a entrega de troféus será individual, com uso de máscaras e luvas. “Todas as medidas de segurança e higiene serão seguidas rigorosamente”, garantiu Marusso.

“O Pé de Chumbo está dando exemplo no sentido de ter elaborado protocolo com antecedência. A corrida de kart em si não chega a ser tão preocupante, pois praticamente não existe contato físico entre os pilotos. Os cuidados têm que ser tomados antes e depois de cada prova, como uso de máscara, distanciamento entre as pessoas e higienização. A vida vai seguir, mas de maneira diferente do que era”, atestou Ivan Dantas.

RODADAS TRIPLAS

A volta da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, a partir da próxima semana, terá como novidade a realização de rodadas triplas para que o número de 20 baterias seja atingido até o final da temporada. O campeonato, já há vários anos, tem 10 etapas com rodadas duplas, mas agora em 2020 o calendário ficou apertado por causa da pandemia de covid-19 e por isso haverá a mudança.

“Nossa ideia é fazer até o final do ano seis etapas com três baterias cada, totalizando 18 corridas. Com as duas que fizemos em fevereiro, na abertura do campeonato, teremos as 20 tradicionais do nosso calendário”, explicou o presidente e piloto Marcelo Marusso.

Em termos de pontuação, o regulamento previa o descarte de uma etapa, mas, segundo Marusso, houve alteração e, a partir de agora, serão descartadas duas baterias, independentemente da rodada. “Esse descarte se dará ao final da 14ª bateria. As seis últimas não poderão ser descartadas”, salientou o presidente.

Na próxima quinta-feira (30), no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na volta do Pé de Chumbo, serão três baterias de 15 voltas cada, com intervalo de 40 minutos entre uma e outra. Haverá inversão de grid entre os oito primeiros colocados na segunda e na terceira corridas.

> Siga o jornalista Zaramelo Jr. no Instagram: @zaramelojr