A 16ª temporada do Campeonato Pé de Chumbo de Kart – Copa Sópneus Goodyear 2021 – tem abertura na próxima sexta-feira (30), no Kartódromo San Marino, em Paulínia, com grid formado por 27 pilotos nas categorias Pro e Light. Após o adiamento de duas etapas – 13 de março e 10 de abril – em virtude do Estado estar na fase vermelha do Plano São Paulo, a diretoria da associação responsável pela competição confirmou a largada para a semana que vem.
Com o Estado agora na fase de transição, ainda com algumas restrições, a associação locou o kartódromo para que a rodada que marca o início da temporada seja exclusiva do Pé de Chumbo. “Somente terão acesso ao local os pilotos, os mecânicos e o pessoal da comunicação do campeonato. Será um evento fechado e exclusivo”, explicou o presidente Marcelo Marusso.
De acordo com o dirigente, serão seguidos todos os protocolos de segurança e higiene no que diz respeito à pandemia. “Todos os envolvidos com o campeonato usarão máscaras de proteção e haverá tótens e burrifadores com álcool em gel espalhados pelo kartódromo. O briefing será ao ar livre para que seja seguido o distanciamento entre as pessoas. Todas as medidas seguem orientações de autoridades e médicos”, ressaltou Marusso.
Essa etapa do próximo dia 30, pelo calendário, estava marcada para o dia 1º de maio, mas o Pé de Chumbo optou pela antecipação de um dia justamente para utilizar o kartódromo com exclusividade.
Segundo Marusso, as duas rodadas adiadas serão reprogramadas, uma ainda no primeiro semestre e outra no segundo. “A ideia é realizar as etapas em dois dias seguidos num mesmo final de semana, sendo uma normal do calendário no sábado e outra que sofreu adiamento no domingo. Estamos avaliando as possibilidades”, disse o presidente.
Na próxima sexta-feira, a programação da etapa de abertura da Copa Sópneus Goodyear 2021 começa com o briefing, às 15 horas. Na sequência, vêm a tomada de tempos para definição do grid de largada e as duas corridas.
27 PILOTOS VÃO À PISTA EM RODADAS DUPLAS
O grid da temporada 2021 da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, que tem início na próxima sexta-feira (30), terá a presença de 27 pilotos. Deste total, 15 estão na Pró, que é a principal categoria do campeonato, e 12 na Light, que é a divisão de acesso. As duas categorias correm juntas, porém, com pontuação distinta para cada uma delas.
O calendário do PDC prevê a realização de 20 corridas em 10 rodadas duplas ao longo do ano. As duas etapas que foram canceladas em virtude da pandemia serão reprogramadas. “O total de baterias continua sendo de 20, mesmo com os cancelamentos que tivemos. Isso será mantido e seguido”, garantiu o presidente Marcelo Marusso.
Além da disputa individual dos pilotos dentro de suas respectivas categorias, a Copa Sópneus Goodyear tem também o Campeonato por Equipes. Os 27 pilotos foram divididos em nove times, que levam os nomes dos patrocinadores da temporada.
O encerramento da 16ª edição do Pé de Chumbo está previsto para o dia 20 de novembro, no kartódromo de Paulínia, que receberá a maioria das rodadas deste ano. O campeonato também deve passar por Limeira, Nova Odessa e Vespasiano, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte/MG.
GRID 2021
PRÓ
Alberth Janjon
André Gonçalves
Candido Neto
Carlinhos Carrion
Douglas Pitoli
Fernando Santo André
Giovanni Pamfílio
Marcelo Contatto
Marcelo Marusso
Patrik Neves
Paulo Rosa
Rafael Contatto
Rogério Pompermayer
Théo Trevisani
William Saura
LIGHT
Alexandre Bassora
Carlos Barbosa
Ederson Rodrigues
Fábio Santarosa
Fernando Rodovalho
Givago Nunes
Ivan Dantas
Mayckon Mota
Oswaldinho Nogueira
Pedro Marusso
Rafael Barberatto
Rodrigo Pestana