
A 18ª edição do Pé de Chumbo, que neste ano coloca em disputa a Copa Tatu Shopping Frutas de Kart, tem abertura neste sábado (11), em Paulínia. Os 22 pilotos do grid vão à pista do Kartódromo San Marino para a primeira das dez etapas que serão realizadas ao longo da temporada, todas em rodada dupla.
A primeira corrida do dia está marcada para as 9h15, enquanto a segunda acontece a partir das 11h25. Na sequência, haverá a solenidade de premiação, com a entrega de troféus aos cinco primeiros colocados de cada categoria.
“2023 é um ano especial e que marca o início de uma nova era do Pé de Chumbo. Estamos com novo grupo de pilotos, formado pelo pessoal mais antigo e alguns estreantes, todos focados na essência que motivou o surgimento do campeonato e a sua manutenção durante esses 18 anos, que é o espírito de amizade. Existe a competição esportiva e nem poderia ser diferente, mas acima de tudo está o relacionamento entre amigos”, comentou Marcelo Marusso, fundador, presidente e piloto do PD´Chumbo.
“”Estamos atingindo a maioridade esportiva ao chegar ao 18º campeonato consecutivo. É uma marca expressiva, sem dúvida, que nos deixa satisfeitos. Muita gente já passou pelo Pé de Chumbo e ajudou a construir essa história. E hoje estamos com um grupo que passou por reformulação e que, certamente, fará de 2023 a melhor temporada do PDC”, acrescentou Marusso.
Os 22 pilotos estão divididos nas categorias Pro e Light, e vão à pista em grid único, com pontuação distinta. O campeonato se estende até novembro, passando pelos kartódromos de Paulínia, Limeira, Itu e Penha-SC. “Temos três etapas com locais ainda em aberto. Pode ser que uma delas seja fora do Estado. Vamos definir mais à frente”, salientou o presidente.
DESTAQUES
A Copa Tatu Shopping Frutas de Kart Pé de Chumbo traz como destaques na Pro, que é a categoria de elite, a presença de três pilotos que já conquistaram títulos: o tricampeão Théo Trevisani (2022/20/19), o bicampeão Rafael Contatto (2021/17) e o campeão Marcelo Marusso (2011).
Além deles, a categoria tem como novidades Ederson Rodrigues e Givago Nunes, que subiram da Light, e o estreante Gustavo de La Rue. A Light, por sinal, terá quatro estreantes na temporada: Eric Tedesco, Marcelo Rahal, Ari Carvalho e Márcio Nogueira.
REGULAMENTO
Uma das principais novidades no regulamento de 2023 é que o descarte da pontuação de três corridas, independentemente da etapa, será após a oitava etapa e não mais depois da sétima, como foi em anos anteriores.
“A gente procura, ano a ano, mexer em algum ponto do regulamento para deixar o campeonato ainda mais equilibrado e competitivo”, explicou Marusso.
PILOTOS DE 2023
PRÓ
Marcelo Marusso
Marcelo Contatto
Rafael Contatto
Théo Trevisani
Dênis Barbosa
Douglas Pitoli
Gustavo de La Rue
Givago Nunes
Ederson Rodrigues
Willian Saura
Carlinhos Carrion
LIGHT
Osvaldinho Nogueira
Mayckon Mota
Carlos Barbosa
Rodrigo Pestana
Rafael Nascimento
Ivan Dantas
Rafael Barberato
Marcelo Rahal
Eric Tedesco
Ari Carvalho
Márcio Nogueira
CALENDÁRIO
Etapa 1
11 de fevereiro
Paulínia
Etapa 2
18 de março
Paulínia
Etapa 3
14 de abril
Penha-SC
Etapa 4
19 de maio
Paulínia
Etapa 5
17 de junho
Limeira
Etapa 6
5 de agosto
A definir
Etapa 7
26 de agosto
Itu
Etapa 8
23 de setembro
A definir
Etapa 9
28 de outubro
A definir
Etapa 10
25 de novembro
Paulínia