A sétima etapa da Copa Posto Palmas de Ouro de Kart Pé de Chumbo, no KNO, em agosto, definiu o cenário para a reta final da temporada 2024. Com o descarte de duas baterias previsto em regulamento, quatro pilotos estão diretamente envolvidos na briga pelo título da 19ª edição do campeonato: Ederson Rodrigues, Rogério Pompermayer, Rafael Contatto e Givago Nunes, todos com pontuação na casa de 300.
Não por acaso, o quarteto ganhou as sete rodadas que aconteceram até aqui: Ederson foi o primeiro colocado em três, Rogério em duas, Rafael e Givago em uma cada. Deles, dois já foram campeões do Pé de Chumbo – Rafael, em 2017 e 2021, e Rogério, em 2015. Ederson e Givago aceleram em busca do título inédito.
Ederson, que vem de três vitórias consecutivas, ocupa a liderança com vantagem de 2 pontos para Rogério, de 11 para Rafael e de 16 para Givago. Com mais três etapas pela frente, num total de seis corridas, é perfeitamente possível o sobe e desce entre eles na classificação.
Clique aqui e veja classificação do campeonato
Dênis Barbosa, 45 pontos atrás do líder, reúne chances matemáticas de levantar o título, mas são bastante remotas, pois, além de chegar à frente dos principais candidatos, teria que torcer para que todos os quatro chegassem bem atrás, o que é pouco provável considerando-se o que se viu até aqui na temporada.
Fato é que as corridas em Araraquara (21 de setembro), Itu (25 de outubro) e Paulínia (23 de novembro) serão determinantes para que o PD`Chumbo conheça o nome do piloto que será gravado em sua Galeria de Campeões.
NA LIGHT, OSWALDINHO ESTÁ COM A MÃO NA TAÇA
Oswaldinho Nogueira é o virtual campeão da categoria Light do Pé de Chumbo na temporada 2024. Somente uma combinação pouco provável de resultados para tirar o título do piloto #24, que ganhou cinco das sete etapas deste ano. Pode-se dizer que ele está com a mão na taça da divisão de acesso do campeonato.
Top 10 na classificação geral, Oswaldinho abriu vantagem muito boa para os adversários mais diretos, o que lhe dá condições de fazer corridas extremamente estratégicas nesta reta final. Basicamente, basta monitorar Rafael Barberatto e Marcelo Rahal, que são os “mais próximos”.
Oswaldinho está na liderança absoluta da Light com vantagem de 55 pontos para Barberatto e de 57 para Rahal. Não é uma distância impossível de ser tirada, mas é muito complicada, ainda mais levando-se em conta que o piloto #24 tem andado forte desde o começo do ano, incomodando inclusive os pilotos da Pró.
A disputa da categoria deve mesmo ficar pelo top 5, que hoje conta com Oswaldinho, Barberatto, Rahal, Carlos Barbosa e Mayckon Mota. O quadro não é definitivo e pelo menos outros dois pilotos estão de olho no seleto grupo: Eric Tedesco e Ivan Dantas.
Matérias relacionadas: