PD´Chumbo isenta patrocinadores do pagamento de cota

Enquanto a grande maioria de clubes, entidades e campeonatos esportivos é comunicada pelas empresas do corte das verbas publicitárias em razão da crise instalada pelo covid-19, a Associação de Kart Pé de Chumbo foi na contramão desta realidade e isentou seus parceiros do pagamento das cotas mensais enquanto a competição estiver suspensa.

A decisão foi tomada pela diretoria da associação, que tem à frente o presidente Marcelo Marusso, o vice Marcelo Contatto e o jurídico Patrik Camargo Neves, e comunicada a todas as empresas parceiras da temporada 2020 da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo.

“Quando decidimos suspender o campeonato em virtude da pandemia do novo coronavírus, em março, de imediato entramos em contato com todos nossos patrocinadores e avisamos da suspensão do pagamento das cotas. Nos antecipamos a qualquer outra situação, pois, além de parceiros, todos eles, sem exceção, são amigos do Pé de Chumbo e têm toda nossa consideração”, disse Marusso.

“Levamos em conta, basicamente, dois pontos nesta tomada de decisão. Primeiro, a situação econômica do País. Está todo mundo apertando o cinto, vivendo redução de receitas, de vendas, com exceção de poucos segmentos, enfim, de maneira geral, a economia parou, a engrenagem parou de virar, então todo mundo sente. Segundo, é o respeito que temos pelos parceiros, pois não estamos simplesmente batendo à porta deles em busca de recursos financeiros para a realização do campeonato. É uma parceria, estamos fazendo negócios com eles. Procuramos ajudar, assim como eles também nos ajudam. É o que temos feito de maneira muito intensa desde o ano passado”, citou Contatto.

“Se não tem campeonato, não tem como expôr a marca dos patrocinadores. Partindo do princípio que é uma parceria, eles querem e têm todo direito dessa exposição, e sem a disputa na pista, isso não é possível. Paramos abril e maio. Em junho, vamos discutir a eventual volta da competição. Não tenho dúvidas de que, quando voltarmos a conversar com nossos parceiros, eles vão entender o que aconteceu”, acrescentou o vice-presidente.

PARTE DO GRUPO

Patrik comentou que “suspender os pagamentos mensais dos patrocinadores muito cedo e sem que eles tivessem solicitado foi uma decisão tomada sem nenhuma dificuldade, porque foi baseada nos valores fundamentais do Pé de Chumbo. Os patrocinadores são parte do grupo e não apenas apoiadores. A partir do momento que uma empresa toma a decisão de se tornar patrocinadora, passa a existir uma relação plurilateral, com relacionamentos, negócios, esporte, lazer e divulgação continuada da marca do patrocinador através das corridas e eventos.”

“Além de terem que cuidar dos seus negócios para atravessar este momento com o menor dano possível, evitando perda de clientes e a dizimação dos empregos, nossos patrocinadores também olham para os mais necessitados e vulneráveis. E também precisam direcionar energia e recursos para este momento, e não para o kart. Por isso, dizemos sempre que eles não são apenas patrocinadores. São integrantes do PDC”, salientou o jurídico, lembrando que o PD´Chumbo, em abril, arrecadou 4,5 toneladas de alimentos e beneficiou 23 entidades em campanha que envolveu pilotos, patrocinadores, parceiros e amigos do campeonato.

“O PDC não é uma liga de kart, apenas. É um grupo de seres humanos, pilotos, empresários, profissionais liberais, parceiros, patrocinadores, mecânicos, pais e filhos que tem plena consciência do seu papel na sociedade, no esporte e nos negócios. E jamais vai se furtar de conduzir suas decisões e posturas de acordo com seus valores”, concluiu Patrik.

Zaramelo Jr. | O Jogo | @zaramelojr

Veja + matérias