Patrik vence em Paulínia e Giovanni é novo líder do PDC

Patrik Neves, durante primeira corrida, foi o vencedor da rodada em Paulínia

A terceira etapa da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, em Paulínia, sábado (29), teve desfecho surpreendente com a vitória de Patrik Camargo Neves. Ele ficou em oitavo lugar nas duas primeiras corridas do dia e em segundo na terceira, totalizando 76 pontos, um a mais que Rogério Pompermayer e Marcelo Marusso. Com o fechamento da rodada tripla, o campeonato tem novo líder: Giovanni Pamfílio, que chegou a 210 pontos.

Na última bateria, um acidente a 20 metros da linha de chegada, na curva de entrada à reta principal do Kartódromo San Marino, foi determinante no resultado final. Patrik Neves vinha à frente, com Rafael Contatto, Rogério Pompermayer e Giovanni Pamfílio na cola.

Rafael, vencedor a primeira corrida e segundo colocado na segunda, seria o campeão da rodada cruzando atrás de Patrik e ampliaria a vantagem na liderança do campeonato. No entanto, os quatro ponteiros se enroscaram e foram parar na proteção de pneus.

Com isso, Paulo Rosa recebeu a bandeira quadriculada da vitória, resultado raro para um piloto da categoria Light. Dos quatro que saíram da pista, Patrik foi quem conseguiu voltar mais depressa e terminou a prova na segunda colocação, enquanto os demais caíram para as últimas posições.

A direção de prova entendeu que Rafael foi o responsável pelo acidente e o penalizou com bandeira preta (exclusão). Com isso, ele não pontuou na rodada, deixou escapar uma vitória certa e despencou na classificação geral.

Patrik garantiu o topo do pódio com 76 pontos, seguido por Rogério e Marusso, ambos com 75 – Rogério ficou em segundo lugar nos critérios técnicos de desempate. O Top 5 ainda teve Candido Neto, em quarto lugar com 73 pontos, e Giovanni Pamfílio, em quinto com 67.

Giovanni, por sinal, pulou para a liderança da temporada 2020 do PD´Chumbo. Agora, ele soma 210 pontos, contra 198 de Douglas Pitoli, 193 de Théo Trevisani e Rogério Pompermayer e 178 de Carlinhos Carrion.

LIGHT

Na Light da Copa Sópneus Goodyear de Kart Pé de Chumbo, o destaque da terceira etapa foi Paulo Rosa. Além de ganhar a terceira bateria do dia, ele foi o 15º colocado na primeira e o 13º na segunda, garantindo o primeiro lugar da categoria com 73 pontos. Na sequência da classificação ficaram Ederson Rodrigues, em segundo com 61 pontos; Carlos Barbosa, em terceiro com 48; Mayckon Mota, em quarto com 47 e Pedro Marusso, em quinto com 39.

A performance no San Marino levou Paulo à condição de líder com 145 pontos. Ele superou Ivan Dantas, que estava no primeiro lugar e caiu para o segundo com 137 pontos. Carlos Barbosa, com 134 pontos; Ederson Rodrigues, com 120; e Mayckon Mota, com 113, completam o Top 5 da categoria.

A próxima rodada do PD´Chumbo está marcada para o dia 19 de setembro, a partir das 8h30, novamente em Paulínia.

Siga o jornalista Zaramelo Jr. no Instagram: @zaramelojr