Parceria garante apoio a empresas de Americana

Secretário Rafael de Barros cita aperfeiçoamento na área de exportação

Numa parceria entre a Prefeitura e a InvestSP, empresas de Americana poderão se candidatar a vagas para a terceira turma do Exporta SP, que visa dar apoio na exportação de produtos e serviços para startups, micro, pequenas e médias, de qualquer setor.

A capacitação é online e conta, além de seções em grupo, com mentorias individuais, para debater as necessidades de cada negócio. “Americana tem grande potencial de desenvolvimento econômico e a exportação de itens produzidos aqui é um dos pilares para a retomada de uma economia local forte. Em 2021, tivemos resultados recordes nas exportações e não tenho dúvida nenhuma de que as empresas da cidade podem conquistar índices ainda melhores, especialmente com o apoio e a capacitação oferecida pelo Poder Público”, disse o prefeito Chico Sardelli.

Quem quiser concorrer a uma vaga na próxima turma, deve se inscrever até o próximo dia 11 pelo site www.investsp.org.br. O Exporta SP já capacitou 355 empresas que não exportavam ou que já vendiam para o exterior e precisavam melhorar seus modelos de negócio.

“No ano passado, tivemos uma consultoria por meio do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação) em parceria com a Apex-Brasil. Agora, com o InvestSP, os empresários poderão aprofundar ainda mais o conhecimento no setor de exportação e estarão preparados para iniciar essa operação ou aperfeiçoá-la caso já a possuam. Americana já teve recorde em exportações no ano passado e, no que depender do nosso trabalho, vai seguir crescendo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

Com o dólar em alta, cotado há vários meses acima dos R$ 5, as empresas brasileiras ficaram mais competitivas e têm buscado mercados lá fora para aumentar o faturamento. Porém, muitos negócios, principalmente os de menor porte, fracassam pela falta de conhecimento e de suporte. Os analistas da InvestSP identificaram gargalos que precisam ser eliminados para que essas empresas consigam exportar.

“É equivocada a visão de que exportar é algo só para empresa grande. O que acontece é que as pequenas muitas vezes pecam pelo desconhecimento sobre assuntos como câmbio, logística, adaptações do produto ou serviço e posicionamento internacional. O Exporta SP ajuda empresas com esse tipo de dificuldade e, historicamente, 20% começam a exportar já durante o programa”, explicou o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.