Paraná acha difícil realização dos Jogos Regionais

Paraná cita escolas e questão financeira como problemas

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Americana, Eudaldo dos Santos Cardoso, o Paraná, disse que acha difícil a realização dos Jogos Regionais em 2020 – para a 4ª Região Esportiva, na qual Americana está inserida, a competição está marcada para o período de 12 a 25 de julho, em Casa Branca e Tambaú.

Apesar da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo não ter feito nenhum comunicado sobre o cancelamento dos Jogos Regionais, Paraná entende que dois fatores, ambos ligados à pandemia do novo coronavírus, devem influenciar para que o evento não aconteça.

O primeiro motivo, na visão de Paraná, está relacionado às escolas, que são cedidas para alojamentos das delegações. “Quando essa pandemia passar e as aulas voltarem, não vai ter escola suficiente para receber os atletas”, citou o secretário.

O outro ponto levantado pelo dirigente de Americana é a questão financeira. “Com todos esses problemas na área da saúde, é pouco provável que as cidades queiram investir para participar dos Jogos”, salientou Paraná.

De qualquer maneira, mesmo que esses fatores citados pelo secretário de Americana não inviabilizem os Jogos Regionais, ele também considera que é pouco provável que a competição aconteça em julho. “A tendência, caso ocorram, é que os Jogos sejam transferidos para uma outra data. As sedes não terão tempo hábil para se organizar”, afirmou.

Se os Regionais forem cancelados, automaticamente não acontecerão os Jogos Abertos do Interior, já que a competição em nível regional é classificatória para a estadual. A princípio, os Abertos estão marcados para Sorocaba, em outubro.

Por causa da covid-19, a Secretaria de Esportes do Estado cancelou os Jogos da Juventude e os Jogos do Idoso. A pandemia também impediu que Americana sediasse, recentemente, duas competições entre universitários.

“A gente que vive o dia a dia do esporte fica triste com tudo isso que está acontecendo. O Centro Cívico está com tudo parado, não dá para fazer nada. Isso dá uma tristeza muito grande”, finalizou Paraná, em contato telefônico com O JOGO.

Zaramelo Jr. | O Jogo

Veja + matérias