Panhoca destaca inovações implantadas em 2022

Responsável pela organização do Novembro Azul O Jogo/Colorado ao lado do jornalista Zaramelo Jr., o médico Rogério Panhoca (foto) destacou as duas inovações que a 11ª edição do evento apresentou: a troca antecipada de sabão em pó por vale-camisetas e o agendamento de consultas através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Algumas inovações foram feitas na hendeca edição do Novembro Azul, que, num primeiro momento, trouxeram alguma apreensão para sabermos se seria algo bom ou não tão bom assim para o evento em si”, admitiu Panhoca.

“A primeira delas foi a troca antecipada de sabão em pó por vouchers, dando direito à retirada da camiseta no domingo. Ao meu ver, uma inovação absolutamente positiva. Conseguimos uma arrecadação significativa pré-evento, diminuindo as filas para a troca no dia do evento. Creio que essa inovação irá se perpetuar para as próximas edições”, comentou.

De acordo com o médico e organizador da campanha, “a segunda inovação é mais profunda. Nosso evento tem por objetivo maior a orientação, a conscientização e a informação sobre o câncer de próstata. E neste ano, tivemos pequena insinuação, assim podemos dizer, na área de assistencialismo. Numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, homens que estavam na Arena Colorado, dentro da régua traçada pelos nossos urologistas-consultores, puderam sair de lá com consulta marcada na rede pública.”

Clique aqui e veja galeria de fotos

“Vejo isso com bons olhos porque até a edição anterior, todos sabem, estávamos acostumados a distribuir vouchers para a realização do exame de sangue (PSA), mas os doutores Renato Panhoca e Fábio Vecina, que são nossos urologistas-consultores, haviam me questionado que quase 20% dos tumores de câncer de próstata em sua fase inicial cursam com PSA normal. E justamente esses 20% às vezes são os mais agressivos, ou seja, estávamos com janela não tão boa para diagnóstico dentro do nosso evento, que não tem o objetivo assistencial e sim o da orientação”, salientou.

Panhoca finalizou: “Agora, dentro desta régua pré-estabelecida, os homens saíram de lá com direito à consulta. Isso é maravilhoso porque o urologista irá decidir todos os passos seguintes para o paciente. Com isso, vejo a hendeca edição como a mais completa e representativa.”