“O jornalismo esportivo está doente”

Osvaldo Luís (*)

Sou uma pessoa que mede cada palavra, gesto, atitude, na hora de me expressar. Profissionalmente, esse cuidado é redobrado e, francamente, não faço nada mais que a minha obrigação.

Pois bem, hoje, refletindo sobre tudo, e não foi pouco, que li, ouvi e assisti nos últimos dias, me fez chegar a uma conclusão: o JORNALISMO ESPORTIVO está doente, gravemente enfermo!!!

Aquele pelo qual me apaixonei desde criança e que se tornou meu sustento e da minha família, padece e agoniza. Hoje existe um objetivo muuuuuuuito diferente em frente às câmeras e por trás de microfones e teclados. A busca por audiência, a todo e qualquer custo, cobrou um preço altíssimo e exemplos não faltam.

Ódio, rancor, agressões, gritos, histeria, maldade, ironia de baixo nível, vocabulário paupérrimo, postura e comportamento duvidosos, formam a escalação de um “trabalho” perverso e no mínimo de gosto duvidoso. Não há mais a preocupação, a responsabilidade e o compromisso com leitores, telespectadores e ouvintes, que antes de tudo, são seres humanos.

Respeito, equilíbrio, sensatez, moderação foram chutados pra escanteio. Princípios éticos e morais estão no banco de reservas.

Pobre jornalismo esportivo.

(*) Osvaldo Luís é narrador esportivo, apresentador de tv, rádio e internet, e mestre de cerimônias.

Ele escreveu esse texto em seu perfil oficial no Instagram: @osvaldoluisoficial