Nutrição: “Alimentação em meio à pandemia”

O isolamento social tem levado as pessoas a se movimentarem menos. Quanto menos nos movimentamos, menos calorias gastamos. Entretanto, devido ao alto grau de insegurança no qual estamos vivendo isso não significa que, necessariamente, o apetite está menor. Mas será possível comer direito diante do caos? A resposta é SIM! Algumas ferramentas podem ser úteis se você estiver procurando se alimentar bem. Confira:

INDO ÀS COMPRAS

A primeira medida para comer controladamente começa no supermercado. Compre as “porcarias” em menor proporção. Deixe a base do seu carrinho (ou 80% dele) forrado de produtos naturais ou minimamente processados (vegetais, leguminosas, cereais, ovos, carnes, etc). Comece sempre sua compra pelo hortifruti. Se você faz compra com crianças, deixe que se sintam importantes e peça ajuda a elas na hora de escolher as frutas.

DESCUBRA SEU DOTES CULINÁRIOS

A maneira de cozinhar em casa também está sendo colocada em xeque nesse momento, pois comidas caseiras são excelentes opções. O momento é de aproveitar para aprender a cozinhar e preparar os próprios alimentos. Diria que esse é o grande começo para quem está a mudar de hábitos, afinal um cheirinho de alho no ar feito a próprio punho anima qualquer um. Sempre que possível, envolva a família nesse momento. Observe de forma mais crítica a comida que você prepara: Está oleosa e salgada demais? Colocar açúcar demais? Utiliza temperos industrializados?

NUNCA SE ESQUEÇA DAS FIBRAS

As fibras têm papel importantíssimo na saciedade, pois ocupam grande volume no estômago. Sempre adicione fibras as suas refeições (certifique-se de consumir pelo menos um alimento da lista a seguir na refeição: aveia, frutas, legumes, grãos integrais, vegetais, psyllium, linhaça).

ESTABELEÇA HORÁRIOS PARA SE ALIMENTAR

Não pule refeições. Faça de quatro a cinco refeições com volumes controlados e equilibradas, aproximadamente nos mesmos horários. Caso tenha dúvidas, uma consulta com nutricionista pode ajudar muito!

MANTENHA-SE HIDRATADO

Sabia que, as vezes, a sede pode se confundir com a fome? Manter-se hidratado é uma das ferramentas e controle do apetite.

ENCONTRE UM NOVO DESAFIO

Pode ser montar um quebra-cabeça, aprender a costurar, pintar, traduzir músicas… qualquer coisa que exercite sua cabeça e lhe traga recompensa útil além da comida.

E lembre-se de manter os exercícios. É fundamental! Controla a ansiedade e ajuda a estabelecer uma rotina. Estamos em um momento de pressão, porém não devemos esquecer que um corpo bem alimentado e saudável significa maior resistência a doenças e maior disposição.

JÚLIA BOLDRINI é nutricionista clínica e esportiva