Murilo Sartori volta animado e focado

Uma das grandes promessas da natação brasileira, o americanense Murilo Setin Sartori sofreu um “baque” com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A dificuldade para manter o ritmo de treinamento também mexeu com o jovem de apenas 18 anos. Isso tudo, porém, já são águas passadas, literalmente…

O astral de Murilo voltou ao normal e o nadador de Americana, mais do que nunca, está de olho na Olímpiada de 2021. Em agosto, ele e seu técnico Fábio Cremonez passaram três semanas e meia em Portugal, integrados à seleção brasileira absoluta, para período de treinamento no Centro Olímpico do Rio Maior, cidade do Ribatejo que pertence ao distrito de Santarém.

Numa competição em Loulé, que reuniu também nadadores da Espanha, Portugal, Argélia e Andorra, Murilo Sartori foi o destaque do Brasil com a conquista de quatro medalhas de ouro, sendo duas em provas individuais (200 e 400 m livre), e duas em revezamentos (4×100 e 4×200 livre).

De volta a Americana, Murilo está animado e focado. Cremonez, que acompanha o nadador desde as primeiras braçadas, não tem dúvidas que o período em Portugal foi determinante para seu pupilo.

“Essa felicidade por voltar a competir, estar neste ambiente, tudo isso acabou motivando o Murilo a ter resultados legais. A junção de várias situações, depois de sair daqui com o Brasil com tantas dificuldades, sem tantas perspectivas, fez um processo motivador”, afirmou o treinador.

“No caso do Murilo, estar com a seleção absoluta traz experiência muito grande, alegria por estar dividindo raia com atletas da elite. Para mim, enquanto treinador, é muito positivo estar com os tops do Brasil. Poder aprender, poder trocar ideia, agregar valores”, salientou.

MOTIVAÇÃO

O ânimo e o foco de Murilo ficam evidentes em suas palavras. “Esse período em Portugal foi muito bom. O principal de tudo foi voltar aos treinamentos de maneira segura. Lá a gente estava num ambiente super controlado e pôde voltar à rotina de fazer dois treinos por dia, além da academia. Coisas que não estava podendo fazer aqui”, citou.

“É sempre muito bom estar com a seleção brasileira, aprender com os mais experientes. Consegui fazer vários treinos em conjunto com o pessoal que está na seleção há mais tempo. Fazer parte deste time cada vez me motiva mais e me faz  pensar em mais objetivos”, assegurou.

SURPRESO

Murilo não escondeu a surpresa por seu desempenho no meeting que aconteceu em Loulé. “Fiquei um pouco surpreso sim. Pelo o que estava sentindo nos treinamentos, achava que os tempos seriam maiores. Acabei nadando os 200 bem próximo do meu melhor. Nos 400, ficou um pouco longe, mas mesmo assim foi uma boa marca”, avaliou.

Nos 200 m livre, o nadador de Americana cravou 1m48s03; nos 400 m livre, seu tempo foi de 3m52s53. No revezamento 4×100 m livre, com Murilo, Breno Correia, Pedro Spajari e Marco Antonio Ferreira Júnior, a equipe brasileira registrou 3m18s59. E no revezamento 4×200 m livre, a marca foi de 7m22s95 com Murilo, Breno, Fernando Scheffer e Leonardo Coelho Santos.