Montaria abre disputa na Festa do Peão

Beto Lahr revela
emoção pela volta
da Festa do Peão
(FotoPerigo)

Tudo pronto para o grande espetáculo! Nesta sexta-feira (10), Americana dá as boas-vindas à 34ª edição da Festa do Peão, que promete ser histórica e bater recordes. “O coração parece que salta pela boca. Só quem ama de verdade aquilo que faz entende o que estou sentindo. Quase três longos anos para ver esse recinto florescer novamente. Serão sete dias de infinita alegria e, sem dúvidas, a melhor de todas as edições”, disse Beto Lahr, presidente do CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana).

Na arena do Parque de Eventos do CCA, muita adrenalina e emoção. 30 competidores vão disputar a fivela mais desejada do circuito em mais uma etapa da PBR (Professional Bull Riders), o maior e mais importante campeonato em montaria em touros do mundo.

Neste final de semana (10, 11 e 12), acontece a sexta etapa da PBR Brazil. Já no próximo (17, 18 e 19),  haverá o Iron Cowboy, modelo de competição em que os atletas são levados a testar a resistência em busca da superação em duelos alucinantes contra os melhores touros do país.

Entre os nomes já confirmados, um dos destaques é de Bruno Scaranello, 25 anos, atual líder do ranking nacional. Bruno chega para a competição em Americana no melhor momento de sua carreira. Com 75% de aproveitamento nos animais que montou – índice considerado alto na montaria em touros –, o representante de General Salgado terminou em primeiro e segundo lugar nas duas etapas que participou desde o início desta temporada.

Bruno Scaranello tem apenas um sonho: repetir o feito de 2018. “Americana sempre foi meu Rodeio preferido e ser campeão nesta arena foi a realização de um sonho. Quero manter o foco e o bom desempenho desta primeira etapa para brigar por este título novamente,” disse.

Nas disputas, Bruno terá pela frente o companheiro e atual campeão do Iron Cowboy de Americana, Adriano Salgado. Natural de Batatais, o atleta trilhou caminho de sucesso após a vitória marcante em 2019.

Nos Estados Unidos, Adriano Salgado foi uma das principais promessas brasileiras dos últimos anos, classificando duas vezes consecutivas para a final mundial e foi campeão da temporada do Velocity Tour, o principal campeonato da divisão de acesso da PBR, faturando cheque de US$ 50 mil pelo título em 2021.

Outro com experiência internacional e que chega como um dos favoritos ao título em Americana é Alisson de Souza, de Taubaté. Ele terminou a temporada 2022 da competição individual – encerrada em maio – entre os 50 melhores do mundo antes de retornar ao Brasil.

Permanecer durante oito segundos em cavalo pulador não é tarefa para qualquer peão! O cutiano nasceu a partir da necessidade dos peões amansar os cavalos bravos enquanto guiavam as comitivas.

A modalidade esportiva 100% brasileira também trará os nomes premiados para a disputa de Americana. Jucelino Costa, José Leal Neto, Altamiro Lima e Rodrigo Pedro Rosa são apenas alguns deles.

Admirados tanto quanto os atletas são os cavalos selecionados para a competição. São animais de “genética”, ou seja, frutos de cruzamentos específicos, garantindo uma boa performance, como força e pulos. Entre os possíveis destaques para esta edição estão “Artista”, “Paixão Caipira” e “Folião”, cavalos consagrados e duros na queda.

E quem pensa que rodeio não é lugar de mulher, nunca assistiu uma competição da modalidade três tambores. As atletas voarão baixo na arena por milésimos de segundos. Amazona e animal, em combinação perfeita de técnica e velocidade, precisam percorrer o trajeto formado por três tambores dispostos na arena no menor tempo possível.

Americana é considerada um celeiro de grandes campeãs e durante a 34ª edição, muitas delas passarão pela arena. Impossível não se apaixonar!