Mirian de Farias vive temporada de vitórias

Mirian comemora vitória em corrida em Piracicaba

Em janeiro de 2018, a americanense Mirian de Farias fez sua primeira corrida de rua. Se inscreveu para o Desafio do Guerreiro do 19º Batalhão da Polícia Militar sem maiores ambições. Hoje, quase seis anos após a estreia, a consultora de vendas tem galeria de troféus e medalhas de fazer inveja.

Somente em 2023, Mirian disputou 18 provas e foi campeã em 11. Isso mesmo: 11! E subiu ao pódio em outras sete, duas como vice-campeã, três em terceiro lugar, uma em quarto e uma em quinto. Um ano repleto de vitórias na distância de 5 km, que é sua especialidade.

Atleta da Etiqplast/Grae Team, Mirian esteve no topo do pódio em provas em Americana (quatro vezes), Paulínia, Santa Bárbara d´Oeste (duas vezes), Nova Odessa, Piracicaba (duas vezes) e São Paulo. Em outubro, na Uaçai Night Run, ela ganhou com a tgão sonhada marca abaixo de 19 minutos: 18 minutos e 49 segundos.

 

Com planos de encarar uma maratona (42,125 km)  no futuro, Mirian de Farias falou com O JOGO e contou um pouco de sua trajetória por ruas e avenidas. Confira!

Com quantos anos e por quais razões começou a correr?

MIRIAN DE FARIAS – Comecei com 35 anos, em 2018. Treinava numa academia, que tinha um grupo de corrida. Não fazia parte, mas resolvi fazer uma prova, o Desafio do Guerreiro, em Americana. Corri, me apaixonei e não parei mais. Não comecei por nenhum motivo específico de saúde. Treinava bastante musculação e aeróbico, e só fui fazer a corrida porque tinha o grupo na academia.

No início, imaginava que conquistaria resultados importantes?

MIRIAN – Jamais. Os tempos que faço hoje, nunca na vida imaginei que fosse capaz de fazer. Na primeira prova que fui, lembro que fiz em 28 minutos e 32 segundos (5km). Falei que voltaria no ano seguinte para conquistar o pódio no geral. Voltei, fiz em 22 minutos e fui a terceira colocada.

Quais seus principais incentivadores?

MIRIAN – São as pessoas mais próximas. Minha família, meu esposo, aquelas que começaram comigo lá atrás, as amigas que fui construindo ao longo desta jornada, toda turma da equipe que hoje estou e das equipes que já estive. Todos são muito importantes, estão sempre me apoiando.

Quais seus planos para o próximo ano?

MIRIAN – Pretendo ainda continuar nos 5 km, que é meu forte. Este ano fiz todinho de 5 km, treino muito acima disso, mas ainda quero melhorar o tempo, se isso for possível. Depois, talvez, ir subindo um pouquinho a distância até chegar numa maratona.

A corrida de rua é marcada pela superação?

MIRIAN – Numa corrida, a gente sente que está superando ao longo do trajeto, pois problemas acontecem. Muita vezes estive treinando após passar uma noite no hospital, após o processo cirúrgico de alguém da família. A superação a gente tem diariamente. Tive este ano alguns problemas de ficar com anemia, queda de ferro, falta de algumas vitaminas, mas, mesmo sentindo que o corpo não estava legal, segui treinando até melhorar isso.

Quantas horas você treina por dia?

MIRIAN – Durante a semana, faço cinco vezes o treino de corrida e duas vezes, musculação. Em torno de uma hora, uma hora e 15 durante a semana. E aos finais de semana, o treino longo de até duas horas. É mais ou menos isso.

Qual sonho ainda pretende realizar na corrida de rua?

MIRIAN – Me manter em performance, me manter correndo e ativa até a velhice. Esse é o meu maior desejo. Quero também fazer algumas provas de 10 km, 21 km e uma maratona tenho que fazer, pois gostaria de ter no meu currículo.

Pretende sair dos 5 km, que é sua especialidade?

MIRIAN – Eu gosto dos 5 km. Vou estar nesta distância até atingir meu limite máximo, para então ir para outras, até chegar no treinamento para uma maratona. Pretendo bater alguns RPs (recordes pessoais) no próximo ano.

O que mudou na sua rotina diária com a corrida de rua?

MIRIAN – Mudou tudo. Mudou minha rotina alimentar, hoje prezo muito mais por alimentos mais saudáveis. Tirei da minha vida a maioria das coisa nocivas. Controlo bastante o açúcar, o álcool. Para estar em performance, é preciso se privar de muitas coisas. Me privo. Em ocasiões especiais, abro algumas exceções. Minha rotina mudou totalmente para ter uma qualidade de vida melhor.

Se fosse para convencer alguém a começar a correr, quais argumentos utilizaria?

MIRIAN – A questão da saúde. Nossa, o que a corrida transformou na minha vida em termos de saúde, qualidade de vida, disposição, fora a alegria de superação, de terminar um treino muito bem feito, terminar uma prova, realizar o objetivo que a gente tem, tudo isso é indescritível. Sempre aconselho qualquer um a correr, independentemente do objetivo, se é fazer mais longo, se é performar ou se é apenas qualidade de vida. É fantástico.

Texto: Zaramelo Jr. @zaramelojr

Foto: Sanderson Barbarini | Fotop