Meninos de Americana despontam no Atlético-MG

Flávio, Gabriel, Leonardo e Enzo, todos de Americana, estão no Atlético

Quatro adolescentes de Americana, com idades entre 14 e 15 anos, estão nas categorias de base do Atlético Mineiro e começam a despontar como promessas para o clube de Belo Horizonte. O meia-atacante Enzo Gallo e o volante Leonardo Solovijovas chegaram o ano passado no sub-15, enquanto o goleiro Flávio Reis e o zagueiro Gabriel Zenith desembarcaram nesta temporada.

“São meninos de grande potencial, que foram observados durante bom tempo antes de virem para o Atlético. Acreditamos muito neles. Com certeza, todos têm muito a progredir no futebol”, disse Odair Batistela Junior, coordenador técnico das categorias de base do Atlético e que também é de Americana, a exemplo do gestor do departamento Júnior Chávare.

Enzo e Leonardo estavam no Rio Branco até 2018, através de parceria com o Unidos da Cordenonsi, enquanto Flávio e Gabriel são revelações da escolinha Camisa 10. O quarteto fica alojado na Cidade do Galo, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Neste momento, porém, por causa da pandemia de covid-19, eles estão em Americana e ainda não há previsão de retorno a Minas Gerais. “O Júnior (Chávare) agiu muito rápido assim que a pandemia chegou e em dois dias o Atlético embarcou todos os meninos de volta às suas cidades. Foi uma operação de guerra, mas conseguimos colocá-los em segurança”, explicou Batistela.

“Nossa expectativa de retorno aos treinamentos presenciais é para agosto, mas tudo vai depender das deliberações das autoridades. É uma responsabilidade muito grande que temos com todos os jogadores”, salientou o coordenador técnico.

LIVES

Batistela falou que desde o dia 20 de março os trabalhos estão sendo em home office. “Tenho contato diário com 22 profissionais das categorias de base do Atlético e eles, através de lives, passam atividades técnicas e físicas para os meninos. Assim, conseguimos nos manter conectados, planejando, organizando e executando”, explicou.

Sob comando de Junior Chávare, que é o “big boss” das categorias de base do Atlético Mineiro, Batistella foi contratado no ano passado para coordenar o setor de captação de atletas. No início desta temporada, foi promovido para coordenador técnico, trabalhando diretamente junto às comissões técnicas e jogadores dentro do centro de treinamento.