Matheus e Gurga levam decisão à etapa final

Matheus, na largada da primeira corrida, busca título da Graduados A

O campeão da temporada 2021 da Copa Aro Raceman de Kart será conhecido apenas na etapa final, programada para 4 de dezembro, no KNO (Kartódromo Internacional de Nova Odessa). Matheus Ferreira e Gustavo Valente (Gurga) tiveram resultados apenas regulares na 10ª rodada, sábado (20), e levaram a decisão para as corridas finais – veja a classificação.

Líder da Graduados A com 359 pontos, Matheus foi apenas o sétimo colocado na semana passada, enquanto Gurga, vice com 356, terminou em quarto lugar. Não foi a etapa dos sonhos para nenhum deles.

Apesar da diferença entre eles ser de apenas 3 pontos no momento, a tendência é que suba um pouco a favor de Matheus com o descarte previsto em regulamento. Há, porém, outro detalhe que deve manter acirrada a disputa pelo troféu de campeão: a rodada de dezembro terá três corridas e não duas como as demais do ano.

Matheus, que já ganhou um título da Raceman na época do kart indoor, busca a primeira conquista com chassi de competição. Para ele, “a última etapa vai ter briga pra todo mundo, não apenas eu e o Gustavo. Tem gente brigando do terceiro ao quinto, galera buscando acesso, outros tentando evitar o rebaixamento”, disse.

“Vai ser uma rodada bem competitiva, com todo mundo querendo somar pontos, andar na frente. Espero pegar um motor bom para fazer boas corridas. Tenho pela frente um adversário complicado, difícil de ser batido, muito consistente e, não por acaso, tricampeão. Mas quero ganhar muito e quebrar essa hegemonia dele”, afirmou Matheus.

Com três títulos consecutivos nos últimos anos, Gurga vê o rival como favorito na etapa final. “A minha expectativa não mudou e o Matheus tem 95% de chances de ser campeão, pois a diferença entre a gente fica maior com o descarte”, citou.

“Desanimei um pouco quando fui punido com a perda de 10 pontos por causa do carburador, mas considerando que a última etapa terá três corridas, tudo pode acontecer. São 75 pontos em jogo. Vou para cima, mas estou bem tranquilo e até conformado caso o Matheus leve o título”, finalizou.

GRADUADOS B

Na categoria de acesso da Copa Aro Raceman, Gustavo Aldegheri, que foi desclassificado na etapa da semana passada, mantém a liderança com relativa folga e é pouco provável que não conquiste o título. Ele soma 379 pontos contra 332 de Daniel Macena (Daniboy) e de Ricardo Fittipaldi.

ARO E FITTIPALDI VÃO AO TOPO DO PÓDIO

Cristiano Aro, na Graduados A, e Ricardo Fittipaldi, na Graduados B, foram os destaques da 10ª e penúltima etapa da Copa Aro Raceman de Kart, sábado (20), no KNO. Os dois andaram em ritmo forte, com pilotagem arrojada, e garantiram o topo do pódio de suas categorias.

Na primeira corrida, Aro chegou em terceiro lugar na geral e foi o melhor da Graduados A. Na segunda, foi sexto na geral e quarto na categoria. Com isso, totalizou 44 pontos, a exemplo de Douglas Silva, ganhador da segunda bateria, mas levou vantagem nos critérios de desempate.

Além de Aro e Douglas, o pódio da principal categoria também teve Ricardo Romi, terceiro colocado com 40 pontos; Gustavo Valente (Gurga), quarto com 39; e Caio Pinotti, quinto com 38.

Já Fittipaldi viveu sua melhor rodada da temporada. Na primeira prova,  ganhou na geral e na segunda chegou em quarto, sendo o segundo na categoria. Fora isso, fez as voltas mais rápidas nas duas baterias.

Fittipaldi foi o vencedor da Graduados B com total de 53 pontos (maior pontuação da rodada na geral), seguido por Ricardo Paloni, segundo com 40; Luiz Ongaro, terceiro com 34; Daniel Macena (Daniboy), quarto com 32; e Alfredo Viana, quinto com 28.

(Fotos: Alex Ferreira)

Gurga, Aro e Fittipaldi durante a segunda corrida em Nova Odessa