Maria Giovana realiza fiscalização na saúde

Maria Giovana quer levantamento completo da área de saúde

Sanitarista e pré-candidata a deputada federal pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), a americanense Maria Giovana Fortunato realizará fiscalização na área da saúde na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e também em outras regiões durante as próximas semanas.

A intenção é traçar um raio-x da situação das unidades de saúde, além de um levantamento completo sobre a fila de especialidades e de cirurgias. Estão previstas, segundo a pré-candidata, ações em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Atibaia e Leme.

Hoje, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, são 540 mil pacientes que aguardam cirurgias no Estado e 71,4 mil na Diretoria Regional de Saúde de Campinas, que abrange 42 municípios.

“Vamos percorrer unidades de saúde, ouvir pacientes que estão na fila e tentar levantar dados junto às prefeituras e o governo do Estado. Nossa intenção é orientar, traçar um raio-x e buscar soluções”, afirmou Maria Giovana, 30 anos, vice-presidente estadual do PDT e que teve 30 mil votos na última eleição municipal.

Vereadora em Americana entre 2017 e 2020, a pré-candidata a deputada federal é formada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).