O plano de governo de Maria Giovana prevê que as consultas médicas e os exames poderão ser agendados de forma muito mais rápida, pelo WhatsApp. Hoje, a pessoa que procura por atendimento de um especialista deve passar primeiro pela UBS do bairro.
Depois de uma avaliação, o paciente é encaminhado ao Núcleo de Especialidades, que fica no bairro Cordenonsi, e tem de esperar o agendamento por meio de uma central de regulação.
Hoje, todos os pedidos e agendamentos precisam ser feitos de maneira presencial. É tudo muito demorado, muito complicado. E nem todo mundo tem tempo e dinheiro na mão para que se deslocar até o núcleo, que fica na Rua 1º de Maio, perto do Cemitério da Saudade.
Outro drama é que o núcleo nem sempre conta com especialistas de todas as áreas. No começo do ano, por exemplo, faltou até cardiologista. O paciente, em casos assim, precisa ser encaminhado a um outro consultório para ser atendido. Muitas vezes precisa tomar mais de um ônibus para chegar.
Pelo plano da candidata, com número especial no WhatsApp, o cidadão americanense vai marcar sua consulta ou seus exames rapidamente, qualquer que seja a especialidade procurada. Vai direito no endereço da consulta.
Outra novidade é que, pelo plano de governo de Maria Giovana, o prontuário médico de cada paciente será digitalizado. Os médicos terão acesso ao histórico. Vão saber a que tratamento ele já foi submetido, que medicamentos tomou. Forma bem mais simples de avaliar o progresso do tratamento.
“Vamos garantir atendimento digno, de maneira rápida, a todo cidadão que precisar dos serviços da rede pública”, garantiu Maria Giovana.