Márcio Leal: “Saio feliz e transformado”

Márcio Leal recepciona Pedro Peol no complexo do Centro Cívico

A saída de Márcio Henrique Leal, 38 anos, do comando da Secretaria de Esportes de Americana foi oficializada ontem (16) – O JOGO antecipou a informação no último dia 6. Ele disse que sai para cuidar de seus projetos pessoas, inclusive participar da articulação política do prefeito Chico Sardelli para as eleições municipais de outubro – a versão foi confirmada pelo chefe de Gabinete Franco Sardelli. O sucessor é o ex-vereador Pedro Peol, que faz parte da atual administração desde 2021.

Márcio Leal ficou 18 meses como secretário de Esportes. Assumiu interinamente na segunda quinzena de novembro de 2022 e foi efetivado poucas semanas depois. Ele não esconde que sua vontade é voltar ao cargo após as eleições, mas faz questão de salientar que “estou à disposição do prefeito Chico para atuar onde ele entender que eu possa ser útil.”

Sob relativa desconfiança por não ser profissional da área de educação física, Leal assumiu a pasta e logo nos primeiros dias formou sua equipe e implantou seu estilo de trabalho. “Não tenho dúvidas que transparência, parceria e amizade com todos os profissionais da Secretaria foram minhas principais características”, afirmou.

Agora ex-secretário, Leal admitiu que “me surpreendi comigo mesmo e não tenho nenhuma dúvida que saio feliz e transformado por ter colocado em prática tudo que tinha vontade. Foi um período sensacional. Agradeço aos funcionários, professores e técnicos pela dedicação de todos e ao prefeito Chico pela oportunidade que me deu. Foi um privilégio.”

LEGADO

Na avaliação de Márcio Leal, sua gestão na Secretaria de Esportes deixa como legado a transformação e a renovação. “Com todo mundo que conversei ao longo destes últimos dias, as duas palavras acabaram sendo as mais faladas. E entendo também que transformar e renovar foram essenciais na jornada”, disse.

Como principais conquistas no comando do esporte de Americana, ele citou que “a inovação do futebol amador, principalmente pelos jogos no período noturno, e as obras para melhorar a infra-estrutura dos centros esportivos ficam marcadas neste meu ciclo.”

Entre as obras realizadas, Leal entende que as principais foram a revitalização do Cento Municipal de Tênis Mário Coronelli e Velódromo Miguel Stoco, além da reforma da Praça de Esportes Sebastião Barrera, na Nova Americana.

“Importante dizer que em todas as obras tivemos o apoio da Secretaria de Planejamento, através de recursos do FMDU (Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano). Por isso, faço questão de externar publicamente o meu agradecimento ao secretário Diego (Guidolin)”, salientou.

Márcio Leal ressaltou que deixa algumas obras em andamento e que serão entregues nos próximos meses por seu sucessor Pedro Peol. “As reformas nos ginásios do Antonio Zanaga (Professor Roberto Polatti) e Jardim Ipiranga (Aristides Pisoni), assim como as quadras de areia na rua Florindo Cibin, na região do Morada do Sol, e a instalação de lâmpadas de LED no sistema de iluminação do campo de futebol do Centro Cívico estão sendo executadas, com previsão de conclusão para breve”, finalizou.