Márcio Leal planeja mais esporte em 2024

Márcio Leal na entrega das quadras de tênis do centro municipal

Há pouco mais de um ano como secretário de Esportes de Americana, Márcio Henrique Leal revelou que planeja organizar mais eventos em 2024 do que em 2023. “Estamos terminando de elaborar o calendário para apresentar ao prefeito Chico (Sardelli). A tendência é que teremos movimentação bem maior”, disse o dirigente, que recebeu O JOGO, esta semana, em seu gabinete, no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha – Centro Cívico -, no Jardim da Colina.

Como o calendário ainda depende de aprovação do chefe do Executivo e da disponibilidade de verba para colocá-lo em prática, Leal optou por não entrar em maiores detalhes, mas deu um spoiler do que tem em mente.

De acordo com o dirigente, serão realizados dois campeonatos de futsal, um infantil e outro feminino, e torneios de tênis e raquetinha no revitalizado Centro Municipal Mario Coronelli.

 

O comandante do esporte de Americana contou que está nos planos para a próxima temporada dobrar o número de eventos de beach tennis, futevôlei e vôlei de areia na arena da orla da Praia dos Namorados. “Fizemos um torneio de cada modalidade em 2023 e queremos fazer dois em 2024, movimentando os praticantes destes esportes nos dois semestres”, afirmou.

Além do calendário para o próximo ano, Márcio Leal também abordou outros assuntos na entrevista exclusiva ao O JOGO. Durante todo tempo em que falou com o jornal, o secretário esteve acompanhado de Nello Luís Simeoni, chefe de Gabinete, e Alice Santos, estagiária de Comunicação.

Confira!

INÍCIO DO TRABALHO

– Quando assumi a Secretaria, fiquei um pouco preocupado pelo desafio e pela situação crítica dos espaços esportivos. Procurei conhecer um por um dos funcionários. Mudei alguns de sotores e formei o meu grupo de trabalho.

OBJETIVOS SUPERADOS

– Acredito que mais do que atingir aquilo que queríamos, conseguimos superar os objetivos traçados para este ano, principalmente na melhoria da estrutura física. Em 12 meses, entregamos oito obras e anunciamos sete. Reformamos a Praça de Esportes Luiz Meneghel, no São Vito, a praça do São Luiz (em parceria com Meio Ambiente e Obras), o centro de tênis de mesa, o society do Antonio Zanaga, e o centro de tênis. Construímos o centro de judô, o society do Alvorada e a pista de skate do São Luiz. E implantamos a ciclofaixa na região do Parque Universitário e Jardim Terramérica. Já iniciamos a reforma da Praça de Esportes Sebastião Barrera, na Nova Americana. Vamos mexer também no Roberto Polatti, no Zanaga, e no Aristides Pisoni, no Jardim Ipiranga. Em janeiro vamos iniciar os trabalhos no velódromo. Também está prevista a construção de uma praça no São Manoel, de um society na Praia Azul e uma “areninha” (uma quadra de basquete 3×3 e uma society) no Jaguari.

ESCOLINHAS

– Ampliamos as aulas da ginástica artística e abrimos inscrições para a natação. Estamos com atividades no judô, handebol, vôlei, basquete, tênis de mesa, xadrez, biribol, tênis, karatê, ginástica ritmica, bicicross, ciclismo e futsal.

ALTO RENDIMENTO

– Acredito que é importante termos algumas equipes de alto rendimento, que servem como espelho para as crianças. Com a volta da lei de incentivo, que deve ir à votação na Câmara de Vereadores no primeiro semestre do ano que vem, teremos um investimento maior e pode ser que a gente consiga viabilizar esta questão.

EFETIVADO

– A confiança que o prefeito Chico tem em mim, por conhecer há muito tempo meu trabalho e minha dedicação, e o trabalho realizado pela minha equipe da Secretaria, sem dúvida, foram determinantes para minha efetivação no cargo.

* Ele assumiu o cargo interinamente em novembro de 2022 e em poucas semanas foi efetivado como titular da pasta pelo prefeito Chico Sardelli.

GIGANTÃO

– Tivemos sim um olhar diferente para o Gigantão em razão dos problemas que aconteceram no ano passado. Tínhamos a missão de melhorar o que havia sido feito em 2022. Todos os dias nos dedicamos muito para organizar um campeonato digno da tradição de Americana.

JOGOS ABERTOS

– Ficamos em terceiro lugar nos Jogos Regionais, inclusive fornecendo novos uniformes a todas modalidades, o que não acontecia há muitos e muitos anos. Nos Jogos Abertos realmente não fomos bem, mas vários fatores atrapalharam nossa participação. Por causa da distância até São José do Rio Preto, alguns de nossos melhores atletas não puderam ir em razão de trabalho e compromissos de ordem pessoal. Temos atletas que são mães e têm que cuidar dos filhos. Não dava para esse pessoal ficar alojado, muito menos viajar todos os dias. Sem contar que a natação e o karatê, que são duas modalidades fortes, estavam envolvidas em competições em nivel nacional na época dos Jogos e foram com desfalques a Rio Preto.

* Americana fez apenas 7 pontos e ficou na 60ª colocação, sua pior campanha.

Texto: Zaramelo Jr. @zaramelojr

Foto: Wado Pellizoni