Leco pede informações sobre acolhimento

O vereador Leco (Podemos) está pedindo informações ao Poder Executivo sobre políticas públicas de acolhimento a migrantes, população em situação de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade e deficiência intelectual. Requerimento neste sentido foi protocolado na Câmara. No documento, o parlamentar lembrou que Americana possuía um Centro de Atendimento ao Migrante, mas que agora se encontra fechado. “O centro é um espaço de acolhimento emergencial, atendendo as necessidades básicas de acolhimento, higiene, alimentação e pernoite”, apontou.

Com relação à população em situação de rua, Leco destacou que alguns municípios estão implantando o “Centro POP”, um ponto de referência especializado destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. “Nesses centros, essas pessoas são atendidas no período da manhã e podem cuidar de sua higiene, se alimentar e receber outros cuidados necessários, possibilitando um processo gradativo de saída da situação de rua. É preciso suprir as necessidades imediatas dessas pessoas, facilitando o acesso emergencial a esses cuidados”, comentou.

O vereador reforçou também a importância do acolhimento de pessoas com deficiência intelectual. “Elas necessitam de um local diferenciado, com medidas apropriadas, ações afirmativas, adaptações ou apoio. Devem receber o acesso e a utilização de serviços adequados que sejam baseados em suas necessidades, tais como acompanhamento médico, trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapias ocupacionais”, acrescentou. (DA REDAÇÃO)