Kart Terapia recebe crianças do Pernas da Alegria

Trevizan e Fireball durante ação no kartódromo em Nova Odessa

Grupo de 11 crianças e 9 adultos do projeto Pernas da Alegria, voltado a pessoas com deficiência, viveu emoção única durante mais de duas horas, na tarde do dia 3, no KNO (Kartódromo de Nova Odessa). Eles participaram do Kart Terapia, projeto desenvolvido pelo piloto norte-americano Eugene Daniel Gentsch Jr., mais conhecido como Gene Fireball, que há anos está radicado no Brasil.

Gene e o empresário Bruno Trevizan, diretor da empresa Trevilub, principal patrocinadora do Kart Terapia, deram dezenas e dezenas de voltas pela pista do kartódromo junto com portadores de Down, autistas, cadeirantes e síndromes raras. A ação é desenvolvida em três karts adaptados, ou seja, os pilotos vão à frente, no comando do equipamento, e as pessoas com deficiência ficam atrás, como passageiros.

“Tivemos uma tarde linda no kartódromo. Foi uma ação que envolveu crianças que fazem parte do nosso projeto. Fomos recebidos com muito carinho por todos. A ação fez muita diferença na vida destas pessoas, pois muitas delas nunca imaginaram que poderiam sair de suas cadeiras de rodas e entrar num kart para voltas tão emocionantes e cheias de aventura”, disse Lilica Amâncio, uma das responsáveis pelo Pernas da Alegria.

“Tenho certeza que foi um dia que marcou para cada um e também para as famílias que estavam juntas. Os pais e as mães ficaram muito felizes em ver seus filhos sentados num kart. O Gene muito alegre, muito brincalhão e o Bruno sempre com sorriso muito bacana. As crianças todas se sentiam, com certeza, mais seguras com a tranquilidade deles”, acrescentou Lilica, que, mesmo com adultos no grupo, faz questão de chamar a todos de “crianças”.

Atividades esportivas inclusivas fazem parte do Pernas da Alegrias. Já há algum tempo, as crianças participam de corridas de rua em Americana e região. Elas vão em triciclos,  conduzidas por atletas. Recentemente, estava programado evento de surf adaptado na piscina do Centro Cívico, mas teve que ser adiado em razão do mau tempo.

O Kart Terapia foi a primeira experiência das crianças do grupo no esporte a motor. A expectativa é que possa ser repetido em outras oportunidades.

Projeto

O “Gene Fireball Kart Terapia” está em atividade desde março de 2022 por iniciativa do “Motoqueiro Maluco”, como Fireball também é chamado. “Criado por Deus e cuidado por Gene” é a frase que está no perfil oficial do projeto no Instagram – @kart.terapia.oficial.

Norte-americano de New Jersey, Fireball conta com apoio irrestrito de sua esposa na condução do projeto. Em entrevista ao O Jogo, em setembro de 2022, ele disse que “no kartismo, as crianças desenvolvem a coordenação motora e a independência, além de melhorarem o emocional e a autoestima.”

“Temos muitas alegrias com cada uma das crianças participantes. Algumas adoram e falam, outras não falam, mas nos abraçam, nos beijam. É emocionante”, acrescentou Fireball. O projeto é oferecido gratuitamente a entidades.

Bruno Trevizan, no kart, com seus pais e voluntárias do Pernas da Alegria

“MOMENTO ESPECIAL PARA TODOS”, AFIRMA TREVIZAN

Diretor da Trevilub, principal patrocinadora do “Gene Fireball Kart Terapia”, o empresário Bruno Trevizan mostrou-se visivelmente feliz e emocionado com a ação realizada com crianças e adultos do Pernas da Alegria, semana passada, no KNO (Kartódromo de Nova Odessa). “Não tem como não se emocionar. E sentir-se realizado. Ver que a ideia deu certo. É um momento especial para todos”, afirmou.

Trevizan disse que sempre comparece aos eventos do projeto que patrocina, mas ressaltou que “esta foi a primeira vez que pilotei. Foi o melhor dia de todos que já participei. Ouvir os gritos das crianças no kart e ver o sorriso dos familiares foi muito especial, muito mesmo.”

Bruno Trevizan, que estava acompanhado dos pais, da esposa e dos filhos no kartódromo, citou que “trata-se de uma experiência importante para a família de todos, que se engaja antes, durante e depois. Até agora estou recebendo mensagens de agradecimento, mas quem agradece mesmo somos nós da Trevilub por poder proporcionar algo diferente a essas crianças que nos inspiram.”

Patrocínio

A Trevilub, que é a maior distribuidora atacadista de lubrificantes do Brasil, com sede em Americana, patrocina o Kart Terapia desde o início. “O Fireball me procurou e contou que havia sonhado que ele estava pilotando um kart com crianças cadeirantes. Ele viu o kart no sonho e sabia exatamente como fazê-lo. Com muita clareza”, revelou Trevizan.

O empresário comentou que “achei o projeto sensacional. Já fui piloto de kart, sei como é a adrenalina, o sentimento, a sensação de liberdade. Até fizemos uma pesquisa e não encontramos nada parecido com o projeto do Fireball.”

Segundo o diretor da Trevilub, “vários motivos nos levaram a patrocinador o projeto, o principal deles é por envolver crianças, além de ser ação inovadora, diferente do usual. Desde o começo, vimos com bons olhos. Pedimos para o Fireball verificar com as entidades como os pais receberiam a ideia de colocar seus filhos num kart e o fedback foi muito positivo.”

“Um ponto importantíssimo é a participação do Fireball e sua esposa. Nos damos o apoio, mas eles que fazem acontecer. Admiro muitos eles”, enalteceu.

Finalizando, Trevizan falou que “além da Trevilub há outras empresas envolvidas com o projeto. E espero, sinceramente, que outros empresários também passem a apoiar. É muito importante. E não apenas com dinheiro, mas também com participação nos eventos. Ações assim mexem com as emoções, não só das crianças, mas também dos adultos.”

Texto e fotos: Zaramelo Jr. @zaramelojr