A edição 2024 do Jumed (Jogos Universitários de Medicina) reuniu três mil estudantes de oito faculdades em Americana, entre os dias 6 e 10 deste mês. Eles vieram de instituições de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Santos e Araraquara.
A competição esportiva englobou 12 modalidades no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha – Centro Cívico -, no Jardim da Colina, e na Praça de Esportes Sebastião Barrera, no Nova Americana. O complexo de saibro da Winner Academia, em Santa Bárbara d´Oeste, também foi utilizado para jogos de tênis.
Além de tênis, os futuros médicos disputaram futebol, futsal, tênis de mesa, basquete, vôlei, handebol, xadrez, judô, natação e desafio de bateria. A Uninove de São Paulo foi a campeã com 22 pontos à frente da Mandic de Campinas – veja quadro.
Responsável pela organização do Jumed pelo 10º consecutivo, Thiago Barreto, da Bokme Produções, comentou que “o evento inseriu algo em torno de R$ 4,5 milhões na economia de Americana durante os cinco dias. A rede hoteleira ficou lotada, a movimentação foi intensa nos restaurantes e postos de combustíveis, entre outros setores.”
De acordo com Barreto, os Jogos Universitários tiveram 70 fornecedores locais e geraram oportunidades a quase 200 colaboradores diretos e indiretos. Ainda segundo o organizador, a contrapartida do evento à Secretaria de Esportes de Americana pelo uso dos espaços girou na casa de R$ 60 mil para reformas e melhorias.
CLASSIFICAÇÃO
1º) Uninove – 123 pontos
2º) Mandic – 101
3º) Santa Marcelina – 98
4º) Unimes – 87
5º) Unaerp – 85
6º) Anhembi – 68
7º) Uniara – 61
8º) Mauá – 57
Texto: Zaramelo Jr. @zaramelojr