José Henrique otimista para estreia na gestão pública

José Henrique assumiu o cargo de secretário adjunto de Esportes
(Foto: O Jogo | Março 2021)
José Henrique de Carvalho ficou sem máscara apenas no momento da foto ao O JOGO

O ex-árbitro de futebol José Henrique de Carvalho assumiu no início de fevereiro o cargo de secretário adjunto de Esportes, Lazer e Cultura de Nova Odessa. A convite do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, ele é o número 2 da Pasta, abaixo apenas do secretário Thiago Gentil, ex-jogador de futebol com passagens por diversos times do Brasil e do exterior – o principal foi o Palmeiras.

Em sua primeira experiência em gestão pública, José Henrique mostra-se bastante otimismo quanto ao trabalho a ser realizado. “Vamos nos esforçar ao máximo para entrar na história do esporte de Nova Odessa. Tenos uma equipe muito técnica”, disse o piracicabano de 47 anos. Ele mora em Americana desde os 7 anos, é casado com Patrícia e pai de Rodrigo e Vinicius, de 10 e 5 anos, respectivamente.

Formado em Análise de Sistemas pela Unimep, atuou durante quase duas décadas como árbitro pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e FPF (federação Paulista de Futebol). Hoje, ainda tem ligação com as duas entidades como observador de VAR, quality manager, analista de desempenho e instrutor técnico. Também tem experiência de 20 anos na área de Educação – era sócio do Colégio Pitágoras.

Com vários cursos de gestão esportiva no currículo, José Henrique recebeu O JOGO na sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura de Nova Odessa, que fica no Ginásio Jaime Nércio Duarte (Carioba), no Jardim Santa Rosa. O jornal abordou com o dirigente apenas assuntos relacionados à área esportiva. Confira!

O JOGO – Como surgiu o convite para ser secretário adjunto de Esportes em Nova Odessa?

JOSÉ HENRIQUE DE CARVALHO – Começa pela forma como foi a campanha do prefeito Leitinho. Ele levantou a bandeira do esporte. Quando eleito, seu entendimento foi no sentido que seria interessante ter na Pasta uma equipe mais técnicaUma parte da família da minha esposa mora em Nova Odessa, tenho muitos amigos na cidade, conheço muita gente.  Pessoas próximas ao prefeito falaram a meu respeito, do meu passado esportivo, de boas experiências profissionais na área. Foi então que ele marcou reunião comigo. Fui ao Gabinete, conversamos, ele pontuou várias coisas. Tudo isso casou com aquilo que eu gostaria de desenvolver junto com o secretário Thiago, que também é uma pessoa técnica, tem conhecimento e passado esportivo. Fiquei muito feliz e aceitei o convite

O JOGO – Efetivamente, quais são suas funções?

JOSÉ HENRIQUE – A vida inteira, nos lugares que eu ia trabalhar apitando futebol, principalmente finais de campeonatos amadores, sempre mantive contato com secretários de Esportes. Minha percepção é de que o secretário nem sempre tem ligação com o esporte. Muitas vezes é alguém mais político. Em Nova Odessa, não é esse o caso. O que ficou muito bacana para trabalhar é que o Thiago é um ex-jogador de futebol profissional e assim temos uma qualidade técnica muito grande na Secretaria. Tem também o William (Barbosa) e o Paulo (Maisena), que agregam muito nesta questão técnica. Assim, o que envolve nossa função é avaliar estrutura, fazer planejamento das atividades, coordenar, em algum momento também orientar os professores, muitos deles com passado de formação muito bonito e a gente quer ter essa retomada. De modo geral, apoiar e desenvolver a prática esportiva. O munícipe daqui ama, ele é apaixonado pelo futebol, tanto que o (futebol) amador em Nova Odessa é muito forte. Queremos melhorar o futebol, mas também queremos retomar algumas modalidades, inclusive aquelas que já tiveram muito sucesso no passado.

O JOGO – Com é seu relacionamento com o secretário Thiago Gentil?

JOSÉ HENRIQUE – É ótima. Isso é muito mérito do Leitinho, que conseguiu enxergar que teríamos uma sintonia muito boa. Ele percebeu o que o Thiago queria para o esporte da cidade e o que eu poderia agregar. Hoje falamos a mesma língua, temos um direcionamento muito legal para questões do esporte. Até apitei jogo dele quando estava no Figueirense, mas nunca havíamos conversado até então. Acredito que nos completamos no trabalho, pois temos experiência em gestão esportiva, temos passado esportivo. E não apenas no futebol, mas em outras modalidades também.

O JOGO – Quais têm sido os primeiros passos da equipe da Secretaria?

JOSÉ HENRIQUE – Fizemos avaliação da parte estrutural, olhando os campos, o entorno deles, os vestiários, os ginásios, a cidade tem ótimos ginásios, e as praças esportivas de modo geral. Já temos ideia do que precisamos fazer para melhorar a questão de estrutura. Mesmo sabendo que os espaços esportivos estão numa situação muito boa, sempre alguma coisa pode ser feita para quando houver a retomada do esporte, depois da pandemia, possamos oferecer a melhor qualidade possível.

O JOGO – Qual vai ser a prioridade de vocês na gestão?

JOSÉ HENRIQUE – Além da estrutura física, que, como já disse, é muito boa, mas dá para melhorar ainda mais, há a questão do nosso corpo docente. Temos excelentes professores e o que eles mais querem, inclusive fizeram esse pedido numa reunião com a gente, é que voltem algumas modalidades que foram um pouco esquecidas. Nova Odessa teve no passado equipes muito fortes, como, por exemplo, de handebol e de futsal. Queremos retomar isso sim. O mais importante de tudo é que entendemos que precisamos melhorar a base, a base de todas as modalidades. Vamos fomentar isso. Vamos desenvolver de forma ampla pensando no futuro. Mesmo que os atletas não venham a ser profissionais,  não sejam de ponta, de alto performance, mas que sejam grandes seres humanos, pois o esporte é capaz disso.

O JOGO – Você imaginava receber convite para atuar na área esportiva de alguma prefeitura?

JOSÉ HENRIQUE – Sempre imaginei que em algum momento poderia estar numa Secretaria de Esportes, como secretário ou como adjunto, em alguma cidade aqui da região. Sempre foi uma vontade. Agora foi dada essa oportunidade em Nova Odessa. Espero fazer um grande trabalho, uma grande gestão, mesmo com essas dificuldade iniciais. A gente imagina que dias melhores virão aí pela frente. Tenho certeza que as coisas vão melhorar muito e a gente vai conseguir desenvolver tudo aquilo que já tem planejado.

O JOGO – Como você está se sentindo nesta sua primeira experiência na parte de gestão pública?

JOSÉ HENRIQUE – Estou bem animado, bem contente. Não só porque há ótimas pessoas dentro da Secretaria, mas também porque temos uma liderança muito positiva do Thiago Gentil. O que mais queremos é organizar, coordenar, orientar, apoiar de modo geral e desenvolver a prática esportiva. Entendemos esse momento que estamos vivendo. Temos todos que nos cuidar e aguardar a vacinação para ter um pouco mais de tranquilidade. Enquanto o momento da prática esportiva não vem, estamos nos reinventando, correndo nas questões que envolvem a parte estrutural, para que, assim que tudo puder voltar, estejamos com a situação em ordem e todos possam usufruir do esporte.