Jonas questiona critérios do “Destaques Esportivos”

Professor Jonas quer saber quais critérios são utilizados pela Secretaria de Esportes

O vereador em exercício Professor Jonas Santos apresentou, na sessão de terça-feira (26) da Câmara de Americana, requerimento questionando os critérios adotados para indicação dos nomes  ao prêmio “Destaques Esportivos”, que é entregue anualmente, sempre em março, na sede do Poder Legislativo, a atletas, técnicos, dirigentes e jornalistas.

O parlamentar entende que questões técnicas, como desempenho esportivo em competições, possam estar sendo colocadas em segundo plano.

“Sempre estive envolvido com esporte, principalmente artes marciais e lutas de contato, e vejo que algumas indicações não refletem a performance dos atletas. Parecem indicações políticas ou por amizade, o que há anos me causa tristeza. Como vereador, sou cobrado pelos atletas sobre os critérios e por isso fiz este requerimento”, explicou Jonas, em contato com O Jogo.

“A gente vê que há muitos que recebem o prêmio que não fizeram nada para estar ali”, acrescentou o vereador.

No que diz respeito às artes marciais e lutas de contato, Jonas está sugerindo à Secretaria de Esportes, responsável pelas indicações, a criação de um ranking para que os atletas com melhor desempenho sejam indicados para receber a honraria.

“Com o cadastramento de todas equipes e de todos atletas que representam Americana, é possível fazer um ranking para premiar quem de fato merece. Minha indicação é para artes marciais e lutas de contato, mas a sugestão também pode ser adotada nas demais modalidades”, afirmou.

No requerimento, o Professor Jonas Santos faz os seguintes questionamentos:

  1.  Quais os critérios utilizados para indicação ao prêmio?
  2. Existe método de comprovação para que os atletas recebam a referida homenagem?
  3. Como é feita a comprovação dos títulos conquistados e dos trabalhos realizados pelos indicados?
  4. Como é feita a comprovação se os atletas são residentes em Americana?

O prêmio “Destaques Esportivos” foi instituído em Americana há mais de uma década através de decreto legislativo de autoria de Odair Dias, vereador em Americana por três mandatos. As indicações são feitas pela Secretaria de Esportes, que ouve os técnicos e professores de todas as modalidades para levantamento dos nomes à honraria.

Nesta quarta-feira (27), a partir das 19h30, haverá a entrega do prêmio referente à temporada 2023 – veja matéria.