Envolvidos em seis modalidades, cerca de 100 alunos do curso de bacharelado em Educação Física da Faculdade de Americana participaram do InterFAM, competição que chegou à 18ª edição neste primeiro semestre de 2024. As disputas aconteceram em maio, entre os dias 27 e 29, com as finais em junho, no dia 3.
Os jogos de basquete, vôlei, futsal e tênis de mesa, e as provas de natação e atletismo foram realizadas no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha – Centro Cívico -, no Jardim da Colina, e na Praça de Esportes Luiz Meneghel, no São Vito.
“Tivemos o desafio de realizar externamente essa edição, em virtude da reforma no Campus, e utilizamos os espaços do Centro Cívico e Luiz Meneghel, cedidos pela Prefeitura e Secretaria de Esportes de Americana, às quais registramos nosso agradecimento”, disse Evandro Murer, Mestre em Educação Física e coordenador do curso na FAM, que acompanhou o InterFAM com os professores Felipe de Ornelas, Marcos Paulo Pereira e Renato Caritá.
No atletismo, Kaio Henrique e Brenda Ribeiro foram campeões nas provas de 100m e 400m, enquanto Isabela Martim venceu na natação misto e Vinicius Athayde foi o melhor no tênis de mesa.
Nos esportes coletivos, os campeões foram os seguintes:
FUTSAL FEMININO (5º e 7º semestres) – Isabela Martim, Beatriz Fahl, Karen de Campos Sales, Beatriz Almeida, Joyce Vieira e Hemeline Cristina.
FUTSAL MASCULINO (5º semestre) – Gustavo Barros, Kauã Garcia, Pedro Simione, Vinicius Bueno, José Gabriel, Diogo Denadai, Jonas Ferreira, Leandro Junior e Pedro Rigueto Mosto.
BASQUETE MISTO (3º semestre) – Maria Heloísa, Vitor Hugo Ferreira, João Jesus, Victor Kosmo e Jonathan Gil Gomes.
VÔLEI MISTO (3º semestre) – Haiana Stepanow, Matheus Benette, Victor Kosmo, Augusto Castilho, Wesley da Silva, Giovanni Grilo e Matheus Oliveira.
“Sempre importante ações que envolvem o esporte. Nossos alunos podem praticar várias modalidades e movimentam a vida acadêmica de maneira diferente e cheia de energia”, ressaltou Gustavo Azzolini, diretor geral da FAM.
COORDENADOR FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA
Mestre em Educação Física e coordenador do curso na Faculdade de Americana, Evandro Murer fez avaliação positiva sobre a 18ª edição do InterFAM. “Foi sucesso total. Superou nossas expectativas pelos desafios e também por unir turmas diferentes em um objetivo comum”, comentou. “E já está lançado o desafio para em 2025 superar novamente as expectativas”, acrescentou.
Murer frisou que “toda a estruturação dos jogos está vinculada ao componente curricular do curso na disciplina de ´Organização de Eventos´, na qual os alunos recebem conceitos teóricos e orientações técnicas, que posteriormente colocarão em prática na organização.”
De acordo com o coordenador, os alunos são divididos em oito comissões: tesouraria, patrocínio, técnica, arbitragem, logística, comunicação, avaliação e planejamento.
“As comissões são responsáveis por organizar toda estrutura do InterFAM, desde cerimônia de abertura, modalidades participantes, regras, regulamento, captação de recursos, premiação e possíveis punições, sempre trabalhando em grupo e em sinergia”, citou.
Ainda segundo Evandro Murer, os alunos têm, internamente, suporte do Nicom (núcleo de eventos e marketing da faculdade), que auxilia na captação de patrocínio, assim como na estruturação e cobertura do evento.
“Ao final do evento, os alunos recebem feedback pelo professor da disciplina, assim como o conceito (nota) pela realização”, acrescentou. “Nosso desafio no futuro é conseguir realizar o IntercursosFAM, envolvendo não só os alunos de educação física, mas de todos os demais cursos”, finalizou o coordenador.