IntegraFAM discute diversidade na prática

Com o tema “Mais do que saber, é preciso viver a diversidade”, a FAM (Faculdade de Americana) realiza neste sábado (2), das 9 às 12 horas, a primeira edição do IntegraFAM. O evento acontece nos espaços universitários, na sede da Instituição. Para participar, não é necessário fazer inscrição; basta acompanhar os horários das palestras pelo site info.fam.br/eventos/integrafam e comparecer ao local.

O IntegraFAM é uma proposta das práticas pedagógicas com atividades de extensão dos cursos de Letras e Pedagogia. As atividades começaram com exposição em escolas, fundações, associações sociais, espaços educativos de modo geral, com a temática da diversidade.

 

Também houve avaliação pedagógica para crianças e adultos da comunidade em relação a conhecimentos em letramento e avaliação pedagógica para possíveis características de síndromes e transtornos. A finalização das propostas culminou com o IntegraFAM, que reúne diferentes cursos com o mesmo propósito: discutir sobre a diversidade, vivenciando-a na prática.

O evento é aberto ao público, porém, é solicitada doação de alimentos e produtos de higiene na entrada. Temas como “Direitos Humanos e Diversidade”, “A diversidade nos recursos humanos”, “Reflexões sobre a diversidade e a vida contemporânea”, “Saúde Emocional”, “Diversidade, ética, respeito e Inteligência Artificial”, entre outros, serão apresentados e discutidos em rodas de conversa.

Entre as propostas das ações realizadas, estão a avaliação pedagógica para público externo – as crianças podem ser encaminhadas para serviços de reforço escolar no laboratório de Pedagogia/2024; jogos de Educação Física sobre diversidade, mini palestras de Direito, TI, RH, Pedagogia, Psicologia, Veterinária e Nutrição.

Com a vida agitada, é preciso também saber relaxar. Por isso, o curso de Fisioterapia ensinará exercícios para melhorar a saúde física e mental dos participantes. Nutrição tem um e-book para ajudar pessoas que tenham seletividade alimentar.

“A proposta é utilizar as nossas práticas para viver a diversidade, encontrando possibilidades para a promoção de uma vida melhor, em todas as suas instâncias, por isso a integração entre estudantes/professores/coordenadores de diversos cursos e a comunidade”, disse a coordenadora do curso de Pedagogia e Letras, Adriana Koide.

O evento envolve os cursos de Letras, Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária, Direito, Sistema de Informação, Ciência da Computação e Educação Física.

Texto: Alex Ferreira