Inauguração do velódromo aconteceu há 27 anos

Antonucci discursa durante inauguração do velódromo, em 1996

A inauguração do velódromo municipal de Americana, que passará por reforma, aconteceu em 22 de junho de 1996, ou seja, há 27 anos, na administração do prefeito Frederico Polo Muller. “Foi uma conquista e tanto, não só para nossa cidade, mas para o ciclismo nacional, pois Americana é uma das poucas cidades do Brasil com velódromo”, disse ao O JOGO Mario Antonucci, diretor à época do extinto Decet (Departamento de Cultura, Esporte e Turismo). O chefe da Divisão de Esportes era o jornalista Serginho Freire, falecido em novembro de 2008.

Além de Americana, outras cidades que possuem velódromos são Indaiatuba e Caieiras, no estado de São Paulo; Rio de Janeiro, no Rio; Curitiba e Maringá, no Paraná.

O velódromo de Americana passou a levar o nome do técnico Miguel Stocco a partir de setembro de 2011, através de projeto de lei do vereador Odair Dias, aprovado por unanimidade pela Câmara. “A história do Miguel no ciclismo fala por si e justifica a homenagem concedida há 12 anos”, afirmou Odair, esta semana, ao O JOGO.

 

Competições até em nível internacional foram realizadas no velódromo local durante várias temporadas, mas tornaram-se raras com o tempo em razão das condições da pista. A expectativa é que, com a reforma, Americana volte ao calendário tanto de federação como de confederação.

Matéria relacionada: Velódromo de Americana passará por reforma