Gustavo sobe ao pódio dos 21 km em São Paulo

O americanense Gustavo Henrique Pereira, 32 anos, subiu ao pódio da 27ª Maratona Internacional de São Paulo, domingo (2), por ruas e avenidas da capital do Estado. Com o tempo líquido de 1h08m52, ele ficou em quarto lugar no geral da distância de 21 km e foi o único atleta amador do top 5 da prova – ele trabalha como promotor de vendas numa rede de supermercados da região. “Os que chegaram à minha frente eram todos de elite, profissionais”, disse ao O JOGO.

“Confesso que fiquei surpreso com o resultado porque não é fácil correr com esse pessoal de alto nível. O ritmo deles é muito forte. Fui para fazer uma boa corrida e por volta do km 15 percebi que estava perto deles e passei a acompanhar. Consegui manter a posição”, comentou Gustavo, que na semana anterior havia vencido os 10 km na Corrida Suzano Faz Bem, em Americana.

O campeão dos 21 km foi Fábio Jesus Correia, 24 anos, com 1h06m23. Na segunda posição chegou Wellington Bezerra da Silva, 35 anos, com 1h07m09, enquanto Alexandre Ribeiro Pastorello, 25 anos, cruzou em terceiro com 1h08m17. Gustavo Henrique foi o quarto colocado e Jefferson Assis de Souza, 43 anos, completou o pódio na quinta colocação com 1h09m52.

Em maio, Gustavo Henrique volta a São Paulo para mais uma meia maratona. Seu principal foco neste primeiro semestre é a maratona de Porto Alegre, programada para junho na capital do Rio Grande do Sul. “Tenho competido pouco para poder me dedicar mais à preparação para a maratona no Sul”, salientou.

Gustavo Henrique realiza seus treinamentos sob supervisão da S2 Assessoria e tem acompanhamento da nutricionista Júlia Salomão e do fisioterapeuta Marcelo Malteze, e apoio do Bahia Esportes, que fornece o material de corrida.

Entre as mulheres, a vencedora dos 21 km foi Jessica Ladeira Soares, 29 anos, com a marca de 1h20m09.

42 KM

Nos 42 km da Maratona Internacional de São Paulo, única do Estado com selo World Athletics, o campeão entre os homens foi o queniano Vestus Cheboi Chemjor, que completou a prova em 2h15m20. Tilahun Abebaw Nigussie e Getu Kure Mideksa, ambos da Etiópia, chegaram na segunda e terceira colocações, respectivamente. O top 5 foi completado pelos brasileiros Giovani dos Santos (quarto) e Laurindo Nunes Neto (quinto).

Na elite feminina, vitória da etíope Yadenir Alemayehi Weltej (2h34m48), seguida pela brasileira Marlei Willers (2h46m50), pela também etíope Mabre Haile Degefa (2h49m32) e mais uma brasileira, Renata Moreno dos Santos (3h02m32).

A prova teve largada e chegada no Ibirapuera, ao lado do Obelisco.

@zaramelojr