Gurga Valente é tricampeão da Copa Raceman

Gurga e Matheus conquistaram os títulos da temporada 2020 da Raceman

Favorito ao título desde as primeiras corridas, Gustavo Valente, o Gurga, sagrou-se tricampeão da Copa Aro Contabilidade Raceman ao vencer as três baterias da Graduados A na etapa de encerramento, dia 12, em Nova Odessa. Mais rápido e eficiente em toda temporada, o piloto #22 fechou a competição com 69 pontos de vantagem para Henrique Zafalon, que foi o segundo colocado.

“Quem me conhece, sabe que desde criança sempre fui apaixonado por carros, motos, velocidade, gasolina. Tinha o sonho de ser piloto de corrida e, mesmo que em um campeonato amador, mas com karts profissionais, estou conseguindo realizá-lo. Ser campeão é mais do que ganhar um título, é fazer o que eu gosto, na verdade, o que eu amo”, comentou Gurga, em tom emocionado.

Campeão também em 2018 e 2019, Gurga frisou que “a paixão pelo esporte a motor talvez seja um diferencial a meu favor, mas também treino bastante, gosto de mexer no kart, saber o que está acontecendo, estudo muito os traçados para ver onde é possível ultrapassar. Tudo que é feito com amor, foco e paixão dá certo.”

Na rodada tripla que fechou a edição 2020 da Raceman, a 11ª do ano, Gurga Valente beirou à perfeição. Ele venceu no geral a primeira e a terceira corridas (esta última debaixo de chuva), e chegou em segundo lugar na segunda, atrás apenas de Matheus Ferreira (Jovem), porém, em primeiro na categoria.

Líder durante praticamente todo o campeonato, Gurga admitiu que “em momento algum achei que o título já estava garantido. Sabia que tinha vantagem de pontuação, mas o esporte a motor é imprevisível. Tem o cabo do acelerador que quebra, a corrente que escapa, isso acaba com a sua corrida. Você não pontua. Certeza mesmo só quando terminou a segunda bateria da última etapa.”

Gurga foi o ganhador da etapa com 78 pontos e garantiu o topo do pódio da Graduados A, que também teve Ricardo Domingues (Kelé), em segundo lugar com 60 pontos; Henrique Zafalon, em terceiro com 57; Cristiano Aro, em quarto com 52; e Ricardo Aziz, em quinto com 48 – os mesmos pilotos que ficaram no Top 5 na classificação geral.

CLIQUE AQUI e veja a edição #824 do O JOGO

MATHEUS FATURA TÍTULO NA GRADUADOS B

Matheus Ferreira, o Jovem, faturou o título da Graduados B, que é a divisão de acesso da Copa Aro Contabilidade Raceman de Kart. E a conquista veio em grande estilo e de maneira incontestável. Na etapa que fechou o calendário de 2020, dia 12, em Nova Odessa, o piloto #12 teve resultados expressivos, vencendo duas baterias da categoria, uma delas sendo primeiro no geral.

Na primeira corrida, Matheus ficou em quinto no geral e em primeiro na Graduados B; na segunda, pilotou em alto nível e cruzou na primeira posição no geral; e na terceira, foi oitavo no geral e terceiro na categoria.

Com isso, Matheus ganhou a rodada na Graduados B e terminou a temporada na ponta com vantagem de 69 pontos para Ricardo Romi, que foi o segundo colocado da categoria. Detalhe: na Graduados A, também foi de 69 pontos a distância entre o campeão Gustavo Valente e o vice Henrique Zafalon.

“Quase não participei do campeonato porque ficou apertado (em termos financeiros) com a mudança do kart indoor para o F4, mas tive ajuda da família e de amigos para correr. As primeiras etapas foram complicadas, com colisão, quebra do kart, punição. Foi, sem dúvida, uma conquista à base da superação”, avaliou Matheus, que havia levantado o título da Raceman em 2016, na época em que o campeonato só tinha equipamento indoor.

“Acredito que meus principais méritos foram a persistência, e a vontade de querer aprender e de andar na frente. Fui evoluindo a cada rodada. Me dediquei, cuidei bem do kart e da metade para a frente vi que dava para chegar. Foi bem emocionante”, comentou o piloto #12, que foi às lágrimas ao chegar nos boxes ao final da segunda corrida, quando consolidou o título.

Além de Matheus Ferreira, primeiro colocado com 72 pontos, o pódio da Graduados B na última rodada teve ainda Caio Pinotti, segundo com 65; Ricardo Romi, terceiro com 50; Caio Pelisson, quarto com 48; e Daniel Macena, quinto com 48. Pelisson não se apresentou à solenidade e seu lugar foi ocupado, de maneira simbólica, por Rafael Zara, que faz parte do conselho do campeonato.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

GRADUADOS A

1º) Gustavo Valente – 438

2º) Henrique Zafalon – 369

3º) Ricardo Kelé – 361

4º) Ricardo Aziz – 322

5º) Cristiano Aro – 273

6º) Douglas Silva – 272

7º) Rafael Zara – 270

8º) Marcelo Assiz – 261

9º) Marcel Sega – 219

10º) Rood Mark – 210

11º) Adriano Rinalti – 179

12º) Gustavo Pires – 112

13º) Alfredo Viana – 92

14º) Eduardo Rizzo – 51

GRADUADOS B

1º) Matheus Ferreira – 449

2º) Ricardo Romi – 380

3º) Caio Pinotti – 348

4º) Luiz Paloni – 347

5º) Douglas Campos – 290

6º) Alexandre Bissi – 281

7º) Felipe Brutos – 231

8º) Caio Pelisson – 204

9º) Edinei Sato – 196

10º) Ricardo Paloni – 186

11º) Fernando Ongaro – 185

12º) Daniel Macena – 170

13º) João Bonelli – 37