Tem óleo de cozinha usado e não sabe como descartá-lo corretamente? A partir de agora, o Grupo São Vicente amplia a oferta de pontos de coleta para a comunidade de todas as cidades em que atua, nas lojas dos Supermercados São Vicente e do Arena Atacado.
A viabilização do projeto de logística reversa é realizado por meio do Termo de Compromisso do Estado de São Paulo para gestão de resíduos (Semil-Cetesb-Apas-Abiove), em parceria com as empresas Vitaliv (ADM) e Boomera (Ambipar), que é a responsável pelos PEV’s (Pontos de Entrega Voluntário) – e o ponto focal de contato e destinação do óleo usado.
Para o descarte correto, apenas será aceito o descarte de óleo de cozinha em garrafas de plástico com tampa, bem fechado e em temperatura ambiente.
Todo este processo faz parte da agenda ESG para alcançar uma gestão ainda mais sustentável com maior impacto positivo para a comunidade e mostrar para a população a importância da destinação correta deste material.
“Para contribuir com o meio ambiente, todos nós podemos ter atitudes simples e inseri-las em nossa rotina. Cada passo faz parte de uma mudança de comportamento que pode transformar a sociedade em poucos anos” disse a gestora de pessoas e ESG do grupo, Luciana Bueno.
Em 2021, o consumo de óleo comestível no Brasil ficou estimado em cerca de 3,8 bilhões de litros. Sua coleta e destinação corretas trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais. O produto é considerado um resíduo de alto valor, depois de reciclado, serve como matéria-prima para a produção de biodiesel, produtos de higiene, tintas e até ração animal.
Para o descarte, o cliente da rede poderá destinar seu óleo nos horários de funcionamento das lojas.
Texto: Alex Ferreira